Tropas ucranianas evacuam usina siderúrgica de Mariupol
As tropas ucranianas estão evacuando uma usina siderúrgica que têm defendido da Rússia há semanas. Muitos estão gravemente feridos, e seu presidente diz que os heróis da nação devem ser mantidos vivos.
A usina Azovstal, na cidade de Mariupol, no sudeste do país, testemunhou alguns dos combates mais sangrentos desde o início da invasão no final de fevereiro. Os militares da Ucrânia dizem que as tropas cumpriram sua missão. O presidente, Volodymyr Zelenskyy, quer uma rápida evacuação, considerando as baixas.
A vice-ministra da Defesa da Ucrânia disse, nesta segunda-feira (16), que 53 combatentes gravemente feridos e foram levados a um hospital em uma cidade controlada pela Rússia, em Donetsk. Outros 211 foram evacuados através de um corredor humanitário.
A vice-ministra disse que eles poderiam se tornar parte de uma possível troca de prisioneiros.
Em Moscou, o Ministério da Defesa declarou que 265 combatentes e tropas ucranianas haviam “se rendido”.
A Rússia está perto de capturar Mariupol em sua totalidade. O prefeito disse à NHK, na segunda-feira (16), que cerca de 90% da cidade está, agora, ocupada. E ele diz que mais de 100 mil civis ainda estão presos na cidade.
Nos Estados Unidos, um alto oficial do Departamento de Defesa diz que é provável que a Rússia continue se concentrando nas regiões de Donetsk e Luhansk.
Mas o oficial disse que essas tropas não estão obtendo ganhos territoriais significativos.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha espera que a Rússia tente recuperar o ímpeto, recorrendo a ataques intensivos de artilharia nas próximas semanas.
A crise humanitária se aprofunda a cada dia. A agência de refugiados da ONU diz que cerca de 6,26 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia.
A invasão está levando a Finlândia e a Suécia a porem fim a suas posições neutras de longa data, aderindo à OTAN.
Mas o Ministro das Relações Exteriores da Rússia deu um tom indiferente, apesar de Moscou ter dito, anteriormente, que a aliança ocidental não deveria se expandir.
Sergey Lavrov disse: “A Finlândia, a Suécia e outros países neutros têm participado dos exercícios militares da Otan por anos”.
Lavrov diz que a Rússia verá como a OTAN utiliza os territórios da Suécia e da Finlândia antes de “tirar conclusões”.
O presidente americano Joe Biden está agendado para se encontrar com os líderes dos dois países em Washington na quinta-feira (19).
Espera-se que eles discutam a adesão à OTAN e a segurança européia.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am