Suecos e finlandeses se alinham para participar da OTAN
Os líderes da Suécia e da Finlândia confirmaram seus planos de aderir à OTAN. Na terça-feira (17), eles anunciaram, em Estocolmo, que se candidatariam à aliança juntos.
A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, disse que os países iriam “de mãos dadas” ao longo de todo o processo. Ela disse que eles apresentariam sua candidatura na quarta-feira (18).
Suecos e finlandeses compartilham uma tradição de ser militarmente neutros. A invasão da Ucrânia os levou a reconsiderar.
Andersson disse que a adesão deles alimentará seus interesses comuns no Mar Báltico. Mas terão que superar as objeções de um membro da aliança.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Suécia e a Finlândia servem de refúgio para os militantes curdos. Ele vê o grupo como terroristas.
Erdogan disse na segunda-feira (16), que a Turquia se opôs ao ingresso na OTAN. A Suécia e a Finlândia não podem aderir sem o apoio de todos os membros da OTAN.
O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, disse que falou por telefone com Erdogan no mês passado. Ele disse que Erdogan deixou “cristalino” que ele estava “apoiando”.
Niinisto e Andersson visitarão a Casa Branca na quinta-feira (19), para discutir sua proposta com o Presidente dos EUA Joe Biden.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















