Rússia concorda em evacuar soldados feridos da siderúrgica Azovstal
O Ministério da Defesa da Rússia informa que concordou em evacuar os soldados ucranianos feridos da siderúrgica Azovstal, na cidade ucraniana de Mariupol.
O anúncio aconteceu na segunda-feira (16), em meio a contínuos combates entre as forças russas e ucranianas na parte oriental do país.
O ministério disse que as tropas russas, apoiadas por mísseis, destruíram depósitos de munição e postos de comando ucranianos em Donetsk, Luhansk e Kharkiv.
O governador de Kharkiv disse à mídia local que as tropas ucranianas chegaram na fronteira com a Rússia e estão recuperando o território perdido.
Um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma análise apoiando as reivindicações do governador. O funcionário também sugeriu que as forças russas não estão conseguindo fazer progressos significativos nas regiões orientais, em meio a um pesado bombardeio entre os dois lados.
Na segunda-feira (16), o Ministério da Defesa russo anunciou que havia chegado a um acordo com os ucranianos sobre a remoção dos soldados feridos da siderúrgica Azovstal.
Os ucranianos têm exigido sua evacuação.
O ministério disse que esses soldados serão levados para uma instalação médica em Donetsk. A instalação está sob o controle das forças pró-russas.
Enquanto isso, o prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, afirmou que os russos estão tentando bloquear a evacuação de civis da cidade.
O prefeito disse, em uma entrevista on-line com a NHK na segunda-feira (16), que cerca de 90% da cidade está ocupada por forças russas, e que mais de 100.000 civis permanecem retidos. Ele disse que os militares russos estão tentando trazer os evacuados de volta para a cidade, oferecendo-lhes lugares para viver.
Ele também sugeriu que alguns civis podem estar presos na usina siderúrgica. Os ataques à siderúrgica continuaram por ar e mar, e que um enorme incêndio irrompeu após um ataque russo.
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am
- Oficial chinês diz que sucessor do Dalai Lama tem que ser aprovado por Pequim - 6 de agosto de 2025 1:01 am
- Brasil: Vaza Toga 2 revela força-tarefa ilegal contra presos do 8 de janeiro - 6 de agosto de 2025 12:54 am