Regulador nuclear do Japão aprova o plano de liberação de água tratada de Fukushima Daiichi
O regulador nuclear japonês aprovou o plano para liberar água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi para o oceano.
O operador da usina, Tokyo Electric Power Company, elaborou o plano de acordo com uma decisão do governo.
Em uma reunião na quarta-feira (18), os membros da autoridade reguladora concluíram que não encontraram problemas na documentação apresentada. Sua revisão incluiu como verificar os níveis de trítio e outras substâncias antes de liberar água tratada para o mar. Eles também discutiram os efeitos sobre o meio ambiente e as pessoas do entorno.
A autoridade solicitará opiniões do público por cerca de um mês antes de dar permissão oficial ao operador.
Os reatores da fábrica Fukushima Daiichi sofreram derretimentos no terremoto de março de 2011 e no desastre do tsunami.
A água utilizada para resfriar o combustível nuclear derretido se mistura com a chuva e as águas subterrâneas. Ela é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos, mas a água filtrada ainda contém trítio.
O governo planeja diluir a água tratada a níveis abaixo dos regulamentos nacionais e começar a liberá-la por volta da próxima primavera, dizendo que a usina não pode mais armazenar a água tratada acumulada em tanques.
A TEPCO começou a trabalhar em dezembro passado na construção de um túnel submarino a ser utilizado para a liberação da água tratada.
Ela também planeja construir uma instalação para diluir a água tratada após obter a aprovação da Prefeitura de Fukushima e dos municípios anfitriões da usina. A concessionária espera que todas as obras sejam concluídas por volta de abril do próximo ano.
Mas persistem preocupações entre aqueles da indústria pesqueira local sobre possíveis danos à reputação dos produtos da região.
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am
- Oficial chinês diz que sucessor do Dalai Lama tem que ser aprovado por Pequim - 6 de agosto de 2025 1:01 am
- Brasil: Vaza Toga 2 revela força-tarefa ilegal contra presos do 8 de janeiro - 6 de agosto de 2025 12:54 am