Líderes do Quad reafirmarão o compromisso com o Indo-Pacífico livre e aberto
Os líderes do Japão, Estados Unidos, Austrália e Índia reafirmarão seu compromisso com uma região Indo-Pacífico livre e aberta e contra os desafios à ordem marítima baseada em regras.
Segundo a NHK os líderes estão prontos para deixar claro seu compromisso em uma declaração conjunta a ser divulgada após uma reunião da cúpula Quad em Tóquio, na terça-feira (24).
A cúpula segue as conversações bilaterais entre o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente americano, Joe Biden. Kishida e Biden se juntarão ao novo primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, e ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para a reunião de cúpula do Quad.
Os líderes dos quatro países, provavelmente, expressarão seu forte apoio aos princípios, incluindo soberania e integridade territorial, e apelarão para a promoção destes princípios na área Indo-Pacífico e além dela.
A reunião ocorre em meio às crescentes atividades marítimas da China na região.
Os líderes, provavelmente, expressarão sua determinação de enfrentar os desafios à ordem marítima baseada em regras. Espera-se também que eles sublinhem a importância do cumprimento do direito internacional.
Sobre a Coréia do Norte, os líderes provavelmente reafirmarão a necessidade de desnuclearizar a Península Coreana e apelarão para uma resolução rápida da questão dos cidadãos japoneses sequestrados pela Coréia do Norte. Eles também devem denunciar os programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis de Pyongyang, que eles vêem como uma ameaça à estabilidade regional.
Espera-se que os líderes discutam outras ações que seus países possam realizar em conjunto na região Indo-Pacífico. Estas incluem maior apoio e investimento em infra-estrutura nos próximos cinco anos, lançamento de uma nova estrutura sobre mudança climática e compartilhamento de dados dos satélites dos quatro países com outras nações.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















