Kishida anuncia novas sanções contra a Rússia
O primeiro-ministro japonês Kishida Fumio anunciou sanções adicionais à Rússia.
Ele disse que o Japão congelará os ativos de cerca de mais 140 indivíduos, bem como mais ativos dos bancos russos. Cerca de 70 outras entidades relacionadas com o setor militar serão adicionadas à proibição de exportação. Os computadores Quantum e outros produtos de alta tecnologia serão proibidos para exportação para a Rússia.
Kishida discursou em Londres nesta quinta-feira (5), onde encerrou sua viagem de uma semana pelo sudeste da Ásia e Europa. Ele disse: “O G7 tem desempenhado um papel de liderança nos esforços da comunidade internacional para lidar com a situação na Ucrânia. Precisamos fortalecer ainda mais a unidade do G7 para proteger a paz e a ordem mundial”.
O primeiro ministro visitou a Indonésia, Vietnã e Tailândia antes de ir para a Europa. Declarou que tanto ele quanto os líderes dos três países reafirmaram que a soberania e a integridade territorial devem ser respeitadas em qualquer parte do mundo.
Kishida disse aos repórteres: “Não devemos permitir qualquer mudança unilateral do status quo pela força no Indo-Pacífico. Diante da crise atual, o Japão deve promover sua iniciativa de um Indo-Pacífico livre e aberto”.
Kishida também disse que ele e seus colegas discutiram a situação de segurança cada vez mais desafiadora no leste asiático, incluindo os programas de mísseis e nucleares da Coréia do Norte.
Ele também se referiu aos mares do Leste e do Sul da China, onde a China está intensificando suas atividades.
Kishida disse que tanto ele quanto os líderes do sudeste asiático concordaram em trabalhar juntos para lidar com estas questões de segurança, incluindo o sequestro de cidadãos japoneses pela Coréia do Norte, décadas atrás.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am