Japão protesta pela entrada de navio sul-coreano na Zona Econômica Exclusiva do país, perto das Ilhas Takeshima
O governo japonês informa ter apresentado um forte protesto por uma pesquisa marítima realizada por um navio sul-coreano na zona econômica exclusiva do Japão, perto das Ilhas Takeshima, no Mar do Japão.
A Coréia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica.
A Guarda Costeira do Japão confirmou que o navio, Hae Yang 2000, estava operando na ZEE do Japão a nordeste das ilhas de sábado (28) a domingo (29), seguindo o que parecia ser um cabo na água.
A Guarda Costeira determinou que o navio estava, muito provavelmente, engajado em uma inspeção marítima. No domingo, o Japão exigiu por rádio que o navio interrompesse a atividade, mas o navio não respondeu.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que as autoridades sul-coreanas admitiram que o navio estava realizando uma inspeção.
Funakoshi Takehiro, que dirige o Escritório de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério, apresentou um forte protesto contra a atividade do navio, e pediu a cessação imediata da atividade.
Ele enfatizou que a pesquisa marítima na ZEE do Japão viola uma convenção da ONU, pois foi realizada sem o consentimento prévio de Tóquio.
O governo japonês mantém as Ilhas Takeshima como parte inerente do territóriodo país. A Coréia do Sul está ocupando ilegalmente as Ilhas Takeshima.
- Toyota reduz previsão de lucro anual - 8 de agosto de 2025 6:49 am
- Caças F-35B chegam ao Japão em meio a críticas locais - 8 de agosto de 2025 6:37 am
- Deslizamento deixa mortos e desaparecidos no sul da China - 8 de agosto de 2025 6:34 am