Japão planeja aprofundar a cooperação com o Reino Unido no desenvolvimento de um novo caça
O Japão planeja aprofundar a cooperação com a Grã-Bretanha no desenvolvimento de um novo jato de caça que substituirá o F-2 da Força Aérea Japonesa de Autodefesa.
O Ministério da Defesa pretende que empresas japonesas liderem o desenvolvimento do novo caça. A pesquisa sobre seu motor já começou. A empresa japonesa de equipamentos pesados IHI Corporation e a britânica Rolls-Royce têm trabalhado juntas desde janeiro.
O ministério está planejando, agora, expandir a cooperação dos países além do motor, para incluir a fuselagem.
Isto ocorre após uma reunião no início deste mês entre o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e seu homólogo britânico, Boris Johnson.
Os líderes confirmaram que seus países chegarão a um acordo até o final do ano sobre o esboço de como trabalharão juntos no desenvolvimento do novo caça.
A Mitsubishi Heavy Industries, responsável pela supervisão do projeto, bem como pelo desenvolvimento da fuselagem, discutirá a cooperação com a empresa britânica de defesa BAE Systems.
Esta é a primeira vez, em mais de 40 anos, que as empresas japonesas lideram o desenvolvimento de jatos de caça. Os engenheiros japoneses receberão suporte técnico da fabricante americana Lockheed Martin.
O Ministério da Defesa espera iniciar a implantação do novo caça por volta de 2035, quando a aposentadoria da frota de aeronaves F-2 começará.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am