Japão anunciará a participação no IPEF
Autoridades do governo japonês estão organizando para que o primeiro-ministro, Kishida Fumio, anuncie a participação do Japão na Estrutura Econômica Indo-Pacífico, ou Indo-Pacific Economic Framework – IPEF, que os EUA planejam iniciar este ano.
Fontes do governo japonês dizem que o presidente americano, Joe Biden deverá, anunciar o lançamento oficial do IPEF quando ele realizar conversações com Kishida no Japão na próxima segunda-feira (23).
Espera-se que a iniciativa, liderada pelos EUA, promova a cooperação na criação de cadeias de fornecimento mais sólidas e o investimento em infraestrutura de alta qualidade.
O IPEF, porém, não tem como objetivo reduzir as tarifas.
Kishida pretende continuar os esforços para persuadir os EUA a voltar ao pacto de livre comércio Compreensivo e Progressivo da Parceria Trans-Pacífico, ou Comprehensive and Progressive Trans-Pacific Partnership – CPTPP, porém o país não parece ansioso para aderir novamente ao pacto.
Espera-se também que Kishida e Biden troquem opiniões sobre como estabilizar o fornecimento de recursos-chave, já que a China está mantendo um controle rigoroso sobre suas terras raras e outras matérias primas como parte de sua estratégia nacional.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















