Inflação nos EUA cai, mas ainda está alta
Funcionários do Departamento do Trabalho dos EUA anunciaram nesta quarta-feira (11), que a inflação havia diminuído ligeiramente. Ainda assim, os preços estão oscilando perto de uma alta de 4 décadas.
O índice de preços ao consumidor mede a mudança média nos preços pagos pelos consumidores urbanos. O IPC é baseado nos preços de alimentos, roupas, abrigo, combustível, transporte, serviços de saúde, drogas e outros bens e serviços que as pessoas adquirem para a vida cotidiana.
O índice subiu, em abril, 8,3%. Mas o ritmo da inflação desacelerou pela primeira vez em oito meses.
Em março, o IPC havia aumentado 8,5%, a maior alta anual em 40 anos. Os economistas sugerem que a tendência de preços mais moderados poderia continuar.
Os consumidores podem não sentir nenhum alívio por enquanto. O aluguel, por exemplo, aumentou em abril em 0,6%. As tarifas das companhias aéreas aumentaram 18,6%.
Os alimentos subiram 0,9%. A escassez de trabalhadores ajudou a aumentar os preços em mercearias, restaurantes e outras empresas.
O Presidente Joe Biden disse que a redução da inflação é sua prioridade econômica principal. Ele viajou para Illinois para falar com os agricultores sobre como reduzir seus custos. Ele anunciou planos para ajudá-los a pagar por fertilizantes e fornecer-lhes as últimas ferramentas tecnológicas.
Os formuladores de políticas na Reserva Federal estão tentando controlar a inflação. Eles anunciaram, na semana passada, que iriam aumentar as taxas de juros e retirar outros apoios para a economia. Mas têm sido criticados por esperarem muito tempo.
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
- Taiwan presta homenagens às vítimas de ataque em Taipei - 21 de dezembro de 2025 11:18 pm
- Limpeza anual reúne centenas em templos de Kyoto - 21 de dezembro de 2025 11:08 pm
















