Ícone do site Radio Shiga

Inflação nos EUA cai, mas ainda está alta

Inflação nos EUA cai, mas ainda está alta

Funcionários do Departamento do Trabalho dos EUA anunciaram nesta quarta-feira (11), que a inflação havia diminuído ligeiramente. Ainda assim, os preços estão oscilando perto de uma alta de 4 décadas.

O índice de preços ao consumidor mede a mudança média nos preços pagos pelos consumidores urbanos. O IPC é baseado nos preços de alimentos, roupas, abrigo, combustível, transporte, serviços de saúde, drogas e outros bens e serviços que as pessoas adquirem para a vida cotidiana.

O índice subiu, em abril, 8,3%. Mas o ritmo da inflação desacelerou pela primeira vez em oito meses.

Em março, o IPC havia aumentado 8,5%, a maior alta anual em 40 anos. Os economistas sugerem que a tendência de preços mais moderados poderia continuar.

Os consumidores podem não sentir nenhum alívio por enquanto. O aluguel, por exemplo, aumentou em abril em 0,6%. As tarifas das companhias aéreas aumentaram 18,6%.

Os alimentos subiram 0,9%. A escassez de trabalhadores ajudou a aumentar os preços em mercearias, restaurantes e outras empresas.

O Presidente Joe Biden disse que a redução da inflação é sua prioridade econômica principal. Ele viajou para Illinois para falar com os agricultores sobre como reduzir seus custos. Ele anunciou planos para ajudá-los a pagar por fertilizantes e fornecer-lhes as últimas ferramentas tecnológicas.

Os formuladores de políticas na Reserva Federal estão tentando controlar a inflação. Eles anunciaram, na semana passada, que iriam aumentar as taxas de juros e retirar outros apoios para a economia. Mas têm sido criticados por esperarem muito tempo.

Sair da versão mobile