Frequência de chuvas torrenciais obrou ao longo de 45 anos no Japão
Um meteorologista japonês alega que a frequência de chuvas torrenciais localizadas no Japão mais do que dobrou em 45 anos.
O diretor do departamento de pesquisa de tufões e clima severo do Instituto de Pesquisa Meteorológica, Kato Teruyuki, publicou um relatório sobre as mudanças nos padrões de precipitação do Japão entre 1976 e 2020.
Ele utilizou dados de precipitação coletados pelo Sistema Automatizado de Aquisição de Dados Meteorológicos, ou AMEDAS, em cerca de 1.300 locais em todo o Japão.
Ele definiu precipitação de 130 milímetros ou mais durante um período de três horas como uma chuva torrencial localizada.
Em 2020, este tipo de precipitação ocorreu 67,7 vezes. O número para 1976 foi de 31,5.
É mais provável que chuvas torrenciais ocorram durante a estação chuvosa em junho e julho. A frequência das chuvas torrenciais foi quase quatro vezes maior durante esses dois meses.
Kato diz que o aquecimento global fez com que a temperatura da água do mar subisse e criasse mais umidade, desenvolvendo um sistema de precipitação em forma de faixa, e o fenômeno tem maior probabilidade de trazer chuvas fortes durante a estação chuvosa.
Ele diz que os dados mostram um aumento notável de chuvas torrenciais localizadas que poderiam causar deslizamentos de terra e enchentes.
O sistema de precipitação em forma de faixa provavelmente trará chuvas torrenciais para áreas que nunca as experimentaram antes.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am