20.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/05/17  4:53
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filipinas comissiona navio da guarda costeira adquirido com assistência japonesa

A Guarda Costeira Filipina comissionou seu maior navio patrulha, adquirido com assistência japonesa.

Filipinas comissiona navio da guarda costeira adquirido com assistência japonesa

A Guarda Costeira Filipina comissionou seu maior navio patrulha, adquirido com assistência japonesa.

O navio, chamado Teresa Magbanua, tem cerca de 97 metros de comprimento e pesa 2.260 toneladas.

A cerimônia de comissionamento, nesta sexta-feira (6), contou com a presença de cerca de 200 pessoas. O embaixador japonês, Koshikawa Kazuhiko, e o pessoal da agência de assistência japonesa JICA se uniram aos funcionários do governo local.

O navio patrulha está equipado com o mais moderno sistema de radar, capaz de monitorar uma ampla área. Ele também transporta um submersível não tripulado controlado à distância.

Espera-se que o navio se envolva em missões de resgate e atividades de vigilância no Mar do Sul da China.

As preocupações crescem nas Filipinas com as atividades chinesas no Mar do Sul da China, especialmente depois que Pequim introduziu uma lei, em fevereiro do ano passado, permitindo que sua guarda costeira utilize armas.

Houve casos em que embarcações da guarda costeira chinesa usaram canhões de água contra barcos de abastecimento filipinos ou chegaram perigosamente perto de um barco patrulha em partes disputadas do mar.

O Japão planeja fornecer outro grande navio de patrulha para Manila com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.

O embaixador Koshikawa disse que o Japão compartilha fortes preocupações sobre a situação no Mar do Sul da China e outras áreas e espera manter e desenvolver ainda mais as relações com as Filipinas, não importando quem ganhe as eleições presidenciais do país em 9 de maio.