EUA mudam plano de vendas de armas para Taiwan
O Ministério da Defesa de Taiwan informa que os Estados Unidos comunicaram que a entrega de sistemas de artilharia seria atrasada.
Em agosto do ano passado, a administração americana do Presidente Joe Biden endossou a venda de armas a Taiwan. O plano incluía 40 sistemas de artilharia howitzer autopropulsionados e deveria ser entregue até 2025.
Oficiais do Ministério da Defesa de Taiwan disseram, nesta segunda-feira (2), que os EUA comunicaram que a entrega seria, no mínimo, depois de 2026, por causa das linhas de produção de artilharia estarem sobrecarregadas.
Um plano alternativo, agora em consideração para Taiwan, é comprar um lança-foguetes ou outros sistemas de armas.
Oficiais taiwaneses dizem que os sistemas de howitzer autopropulsionados que Taiwan planeja comprar dos EUA proporcionam melhor desempenho do que aqueles que os militares taiwaneses já possuem.
Não está claro por que as linhas de produção ficaram sobrecarregadas, mas alguns meios de comunicação taiwaneses, incluindo o United Daily News, relatam que a capacidade de fabricação de armas dos EUA foi afetada pela invasão da Rússia na Ucrânia.
Outros suspeitavam que a administração Biden poderia ter optado por vender armas mais adequadas, tendo em vista a disparidade no poder militar entre Taiwan e a China.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am