EUA e França saúdam a candidatura da Finlândia e Suécia para aderir à OTAN
Os Estados Unidos e a França saudaram a iniciativa da Finlândia e da Suécia em solicitar a adesão à OTAN.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, expressou o apoio dos EUA à decisão dos dois países em uma conferência de imprensa na segunda-feira (16). Ela disse que a Finlândia e a Suécia são parceiros próximos e valiosos da defesa dos EUA e da OTAN.
O Secretário de Imprensa do Pentágono, John Kirby, também falou sobre o assunto em uma conferência de imprensa na segunda-feira (16). Ele disse: “A OTAN é uma aliança defensiva. Ela nunca representou uma ameaça a nenhuma outra nação, e isso inclui a Rússia”. Ele acrescentou: “Não cabe ao Sr. Putin ou qualquer outra terceira parte vetar se uma nação adere ou não à OTAN”.
Ele prosseguiu, “acho que precisamos lembrar quem é realmente o agressor aqui, e cujas ações, provavelmente, estão motivando aquelas duas nações a quererem aderir à OTAN. Esse é o Sr. Putin e a própria Rússia”.
O gabinete presidencial francês disse em uma declaração na segunda-feira (16), que o presidente francês, Emmanuel Macron, “acolhe e apoia estas decisões vindas de dois parceiros europeus muito próximos”.
A declaração diz que os dois países ao aderirem à OTAN reforçarão a segurança e a estabilidade da região do Mar Báltico, bem como a da Europa como um todo, e da área euro-atlântica.
A França está pronta para aumentar sua cooperação de segurança e defesa com as duas nações, inclusive através de consultas políticas de alto nível e de melhores interações militares.
A França, aparentemente, está enviando um aviso à Rússia, dizendo: “Quem quer que procure testar a solidariedade européia ameaçando ou atacando sua soberania por qualquer meio, deve estar certo de que a França estará lado a lado com a Finlândia e a Suécia”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















