Ícone do site Radio Shiga

Embaixador russo repreende Hiroshima por não ter convidado Putin para a cerimônia da bomba atômica

Embaixador russo repreende Hiroshima por não ter convidado Putin para a cerimônia da bomba atômica

O embaixador da Rússia no Japão reagiu com veemência ao fato do Presidente Vladimir Putin não ter sido convidado para a cerimônia anual que marca o bombardeio atômico americano de Hiroshima.

Mikhail Galuzin fez o protesto na quarta-feira (25), na conta do Twitter da Embaixada da Rússia no Japão.

A cidade de Hiroshima havia planejado convidar Putin para a cerimônia de 6 de agosto, como já havia feito no passado.

Mas após consultar o governo central, a cidade decidiu não o fazer, explicando que o convite poderia causar mal-entendidos sobre a posição do Japão em relação à invasão russa da Ucrânia.

Galuzin disse: “Uma ação tão ignóbil é mais uma prova de que os líderes do autoproclamado movimento antinuclear mais uma vez viraram as costas à memória de dezenas de milhares de seus concidadãos que se tornaram vítimas inocentes dos bárbaros bombardeios atômicos dos EUA”.

O embaixador também escreveu em russo no aplicativo de mensagens do Telegram: “As numerosas insinuações falsas sobre a suposta possibilidade de a Rússia usar armas nucleares na Ucrânia estão sendo espalhadas desonestamente”.

Galuzin disse que a Rússia está trabalhando seriamente para a não-proliferação de armas nucleares.

Ele acrescentou: “A Rússia não é uma retórica, mas um verdadeiro líder promovendo a não-proliferação nuclear e a eventual eliminação das armas nucleares”.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile