Discurso do Dia da Vitória de Putin chamando atenção
A Rússia marca o Dia da Vitória nesta segunda-feira (9), comemorando o 77º aniversário da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial pela União Soviética. Analistas dizem que Putin pode usar seu discurso para aumentar o apoio do público à invasão em curso da Ucrânia.
Afirma-se que o Dia da Vitória é a data mais patriótica do calendário russo. Celebrações e desfiles acontecem em toda a Rússia, começando no Extremo Oriente.
Putin fará um discurso durante uma cerimônia, que está programada para começar às 10 da manhã na Praça Vermelha, no centro de Moscou.
O Secretário de Defesa britânico Ben Wallace e outros disseram que Putin pode declarar guerra durante o discurso. Eles estão sugerindo que tal declaração pode levar a uma enorme mobilização dos russos para a invasão.
Putin ordenou aos militares que invadissem a vizinha Ucrânia no final de fevereiro. Ele acusou a administração do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, de ser neonazistas e alegou que as pessoas de ascendência russa precisam ser protegidas.
O discurso de Putin será seguido de um desfile militar com uma marcha de mais de 10.000 pessoas com armas de última geração em exposição.
O desfile também apresentará o Ilyushin Il-80, uma aeronave especial chamada “doomsday”, da qual o presidente e outros oficiais emitem comandos em caso de emergências, como uma guerra nuclear.
Especialistas afirmam que o avião terá como objetivo evocar a imagem do conflito nuclear, como uma advertência às nações ocidentais que têm fornecido equipamento militar à Ucrânia.
Alguns relatórios sugerem que a Rússia pode também realizar cerimônias em áreas ucranianas que afirma ter capturado durante a invasão.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















