Coréia do Norte poderá realizar testes nucleares ou de mísseis durante a visita de Biden à Ásia
O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, indicou que a Coréia do Norte poderá realizar um lançamento de míssil balístico de longo alcance ou um teste nuclear quando o Presidente Joe Biden visitar a Coréia do Sul e o Japão neste final de semana.
O conselheiro de segurança disse, nesta quarta-feira (18), que a inteligência norte-americana demonstrou uma “possibilidade genuína de que haverá mais testes de mísseis – incluindo um teste de míssil de longo alcance ou um teste nuclear, ou ambos – nos dias que antecedem, ou após a viagem do presidente à região”.
Biden está agendado para iniciar uma visita de cinco dias à Coréia do Sul e ao Japão na sexta-feira (20).
Sullivan disse que os EUA estão se preparando para todas as contingências, incluindo a possibilidade de que tal provocação ocorra enquanto Biden estiver na Coréia do Sul ou no Japão. Ele indicou que os EUA estão coordenando, estreitamente, com ambos os países.
Sullivan também disse que os EUA estão preparados para fazer ajustes de curto e longo prazo em sua postura militar conforme necessário “para garantir que estamos fornecendo tanto defesa quanto dissuasão a nossos aliados na região” em resposta a qualquer provocação norte-coreana.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am