Zelenskyy pede a Biden que classifique a Rússia como “patrocinadora do terrorismo”

O jornal The Washington Post informa que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, apelou ao presidente dos EUA, Joe Biden, para designar a Rússia como "patrocinador estatal do terrorismo".

0

Zelenskyy pede a Biden que classifique a Rússia como “patrocinadora do terrorismo”

O jornal The Washington Post informa que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, apelou ao presidente dos EUA, Joe Biden, para designar a Rússia como “patrocinador estatal do terrorismo”.

A reportagem cita fontes como dizendo que Zelenskyy fez o apelo durante uma recente ligação telefônica com Biden, que não se comprometeu com nenhuma ação específica.

O Secretário de Estado norte-americano pode aplicar o rótulo a qualquer país que, segundo ele, tenha repetidamente dado apoio a atos de terrorismo internacional. A medida pode desencadear uma série de consequências, incluindo duras sanções comerciais e financeiras.

Atualmente, os EUA utilizam a designação para apenas quatro países: Irã, Coréia do Norte, Síria e Cuba.

O Secretário de Estado, Antony Blinken, foi questionado sobre a designação em março. Ele disse aos repórteres que os EUA estão analisando todas as opções.

Em uma entrevista com a CNN na sexta-feira (15), Zelenskyy disse que 2.500 a 3.000 soldados ucranianos foram mortos no conflito. A Rússia afirma que o número é muito maior. Seu ministério da defesa diz que, até 25 de março, mais de 14.000 soldados ucranianos haviam sido mortos.

Zelenskyy disse que mais 10.000 soldados foram feridos, e não se sabe quantos sobreviverão.

Ele se absteve de dar um número exato de mortes de civis, citando dificuldades de comunicação com partes do país que foram bloqueadas pelas forças russas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.