36.6 C
Kóka
quinta-feira, 3 julho, 2025 9:38: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy acusa Rússia de genocídio perto de Kyiv

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, acusou as forças russas de cometerem "genocídio" perto da capital, Kyiv. A Rússia negou as acusações.

Zelenskyy acusa Rússia de genocídio perto de Kyiv

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, acusou as forças russas de cometerem “genocídio” perto da capital, Kyiv. A Rússia negou as acusações.

O Presidente Zelenskyy disse à CBS News neste domingo (3), que o assassinato de muitas pessoas perto de Kyiv é “genocídio” com o objetivo de eliminar “toda a nação e o povo”.

O que se acredita serem os corpos de civis foi encontrado quando repórteres da Reuters e outros jornalistas entraram na cidade de Bucha, noroeste de Kyiv, depois que as forças russas se retiraram.

O prefeito de Bucha disse à Reuters no sábado (2), que mais de 300 residentes da cidade haviam sido mortos. O prefeito disse que cadáveres de pessoas executadas ainda se encontram nas rua, com as mãos atadas atrás das costas, e baleadas na nuca.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, referiu-se às imagens da AFP de Bucha, mostrando cadáveres espalhados por uma rua.

Blinken disse: “Você não pode deixar de ver estas imagens como um soco no estômago”. Ele acrescentou: “Não podemos ficar entorpecidos com isto. Não podemos normalizar isto”.

Blinken disse: “Esta é a realidade que está acontecendo todos os dias, enquanto a brutalidade da Rússia contra a Ucrânia continuar”.

O Ministério da Defesa russo disse no domingo que todas as fotos e vídeos publicados pela Ucrânia “supostamente testemunhando alguns ‘crimes’ cometidos por militares russos em Bucha” são “apenas mais uma provocação”.

O ministério foi inflexível ao afirmar que nenhum residente sofreu violência e que os habitantes locais estavam se movendo livremente quando a cidade estava sob o controle das forças russas.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse: “Os desprezíveis ataques da Rússia contra civis inocentes em Irpin e Bucha são ainda mais provas de que Putin e seu exército estão cometendo crimes de guerra na Ucrânia”.

As imagens dos corpos civis foram feitas quando as forças russas estão se retirando de perto de Kyiv, diante da forte resistência das tropas ucranianas.

O vice-ministro da defesa da Ucrânia declarou neste sábado (2), que o país retomou a região de Kyiv das forças russas. A região inclui a capital.

As imagens que parecem indicar o que aconteceu enquanto as tropas russas estavam na região desencadearam a condenação internacional, já que a Ucrânia e a Rússia estão agendadas para continuar suas conversações de cessar-fogo na segunda-feira (4).

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img