UE e Índia concordam em criar um conselho sobre comércio e tecnologia
A União Européia e a Índia concordaram em criar um conselho ministerial para impulsionar a cooperação nos campos do comércio e da tecnologia.
A Presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, e o Primeiro Ministro indiano Narendra Modi reuniram-se em Nova Delhi nesta segunda-feira (25). Suas conversações abrangeram o comércio, a guerra na Ucrânia e a situação na região Indo-Pacífico.
Uma declaração conjunta divulgada após a reunião revelou o lançamento de um conselho de comércio e tecnologia entre a UE e a Índia. Diz: “Ambos os lados concordaram que as rápidas mudanças no ambiente geopolítico destacam a necessidade de um engajamento estratégico conjunto em profundidade”.
Isto faz da Índia o segundo país a ter tal conselho com o bloco, seguindo os EUA.
Após a reunião, Von der Leyen referiu-se à invasão russa da Ucrânia. Ela disse: “O que acontece na Ucrânia terá um impacto na região Indo-Pacífico”. Ela acrescentou: “O resultado da guerra não só determinará o futuro da Europa, mas também afetará profundamente a região Indo-Pacífico e o resto do mundo”.
Um dos objetivos de sua viagem a Nova Delhi era, aparentemente, encorajar a Índia a tomar uma posição contra a invasão russa da Ucrânia. Até agora, a Índia não criticou nem apoiou explicitamente Moscou.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















