Rússia continua com ataques de mísseis contra Kyiv e regiões de Odesa
As forças russas continuam a atingir alvos em toda a Ucrânia, com mísseis, incluindo a capital, Kyiv.
O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta sexta-feira (29), que as instalações de produção de foguetes e uma empresa aeroespacial em Kyiv foram destruídas com mísseis de longo alcance.
O ministério também disse que as forças russas usaram mísseis Kalibrise de cruzeiro para destruir três subestações ferroviárias de energia elétrica nas regiões de Kyiv e Odesa.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa britânico disse que os ganhos territoriais russos no leste da Ucrânia foram limitados devido à forte resistência, e foram alcançados a um custo significativo.
Um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA disse na quinta-feira (28), que as forças russas haviam feito alguns avanços a leste da cidade de Izyum na região de Kharkiv, ao sul, mas que os ucranianos continuaram a recuar.
A Ucrânia tem estado em alerta máximo para as movimentações russas para ganhar o controle absoluto do sul e leste da Ucrânia.
O embaixador dos EUA na Organização para Segurança e Cooperação na Europa, ou OSCE, Michael Carpenter, advertiu que o Kremlin pode estar preparando referendos ilegítimos em áreas do sul e leste da Ucrânia, onde afirma que as forças russas estão no controle total.
Ele também advertiu que a Rússia poderá, em breve, realizar um referendo ilegítimo na região de Kherson, no sul da Ucrânia.
Carpenter acrescentou que estes referendos seriam sem dúvida acompanhados por uma onda de abusos contra aqueles que se opõem aos planos de Moscou.
- Presidente sul-coreano concede perdão a ex-ministro da Justiça - 12 de agosto de 2025 6:27 am
- Terrorista disfarçado de jornalista é eliminado em ataque israelense em Gaza - 12 de agosto de 2025 4:32 am
- Lançamento de lanternas lembra vítimas do desastre aéreo da JAL de 1985 - 12 de agosto de 2025 2:19 am