Rússia apresentou à Ucrânia um esboço de documento de trégua, diz porta-voz do Kremlin
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, revelou que Moscou apresentou à Ucrânia um esboço de documento delineando suas exigências nas conversações de trégua.
Peskov disse aos repórteres, nesta quarta-feira (20), que a bola está no campo dos ucranianos, e que a Rússia está aguardando uma resposta.
Ao mesmo tempo, ele disse: “Temos dito, repetidamente, que o ritmo de trabalho do lado ucraniano deixa muito a desejar”, e eles “não demonstram grande vontade de intensificar o processo de negociações”.
O anúncio ocorre quando as tropas russas estão sendo acusadas de matar muitos civis nos subúrbios da capital ucraniana, Kyiv.
A Ucrânia disse que pode abandonar as conversações de cessar-fogo, já que as forças russas estão intensificando seu ataque ao leste da Ucrânia.
O conselheiro presidencial e negociador ucraniano, Mykhailo Podolyak, expressou a vontade de estudar o esboço do documento.
Ele disse que a Ucrânia apresentou propostas à delegação russa quando os dois lados se reuniram na Turquia em março, e que a Rússia as estudou e deu contrapropostas.
Ele acrescentou que agora é a vez da Ucrânia estudar o documento com base em pontos de vista políticos e legais para chegar a uma conclusão.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















