Ministros da Fazenda do G20 saem da reunião
A invasão da Ucrânia fez subir os preços da energia e dos alimentos e agravou a instabilidade na economia global. Mas os ministros das finanças do Grupo dos 20 países se recusaram a sentar juntos nesta quarta-feira (20), para resolver os problemas.
Alguns delegados participaram presencialmente de reuniões em Washington. Outros compareceram online. O Ministro das Finanças da Ucrânia, Sergii Marchenko, foi convidado a se juntar a eles.
A Indonésia detém, atualmente, a presidência do G20. A Ministra das Finanças, Sri Mulyani Indrawati, disse que ela e suas contrapartes se reuniram sob “circunstâncias desafiadoras”.
As autoridades russas começaram a falar. Então, a Secretária do Tesouro dos EUA Janet Yellen e outros saíram ou desligaram suas câmeras em um protesto contra a invasão.
A Ministra das Finanças canadense, Chrystia Freeland, tweetou que as “democracias do mundo não ficarão de braços cruzados diante da contínua agressão russa e dos crimes de guerra”.
O Ministro da Fazenda russo, Anton Siluanov, havia se juntado à Internet e prosseguiu com seus comentários. Ele culpou as sanções impostas a seu país por aumentar as pressões inflacionárias. Ele exortou outros a evitar “politizar o diálogo”.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

