Mais empresas japonesas estão se retirando da Rússia
Uma pesquisa demonstra que um número crescente de empresas japonesas está suspendendo os negócios na Rússia, à medida que a invasão da Ucrânia por Moscou se prolonga.
O estudo da empresa de pesquisa, Teikoku Databank, constatou que até 11 de abril, 60 das 168 empresas japonesas listadas que faziam negócios na Rússia, ou seja, 36%, tinham decidido cancelar ou cessar as operações no país. O número subiu de 37, na pesquisa anterior, divulgada em meados de março.
Das 60 empresas da última pesquisa, 31 disseram que suspenderiam os embarques para a Rússia, 11 disseram que interromperiam a produção nas fábricas locais e nove disseram que encerrariam os pontos de venda ou outras operações.
Três empresas disseram que se retirariam da Rússia. Não havia empresas que planejavam fazer isso na pesquisa de meados de março.
A Teikoku Databank cita rupturas nas cadeias de abastecimento causadas por sanções econômicas contra a Rússia. As empresas japonesas estão sob crescente pressão para se retirarem, já que a guerra na Ucrânia não mostra sinais de término.
A empresa de pesquisa disse que o êxodo das empresas japonesas da Rússia provavelmente continuará.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















