O CSNU realiza uma rara reunião pública sobre o lançamento do ICBM da Coréia do Norte
O Conselho de Segurança das Nações Unidas – CSNU, realizou sua primeira reunião pública em mais de dois anos para discutir o mais recente lançamento de um novo tipo de míssil balístico intercontinental – ICBM da Coréia do Norte.
A reunião de sexta-feira (25), foi a primeira em público desde dezembro de 2019 e ocorreu após o teste da Coréia do Norte de um míssil da classe ICBM no dia anterior.
Muitas das últimas reuniões de emergência do Conselho de Segurança sobre mísseis norte-coreanos foram realizadas a portas fechadas.
A embaixadora americana, Linda Thomas-Greenfield, condenou o lançamento, dizendo que ele violava várias resoluções do Conselho de Segurança e representava uma ameaça para toda a comunidade internacional.
Ela sugeriu que os EUA apresentassem uma nova resolução de sanções. O CSNU deve se reunir para transmitir uma mensagem, inequívoca, ao Norte, de que o Conselho e a comunidade internacional não ignorarão as violações flagrantes de Pyongyang das resoluções do Conselho e seu desrespeito deliberado pela estabilidade regional e global.
O enviado da China, Zhang Jun, disse em resposta que o cerne da questão é a ameaça à segurança que Pyongyang tem enfrentado durante anos do exterior. Segundo ele, os EUA deveriam retomar as conversações diretas com o Norte o mais rápido possível.
Ele disse que a China está trabalhando com a Rússia para preparar uma resolução que aliviaria as sanções contra a Coréia do Norte.
- Onda de calor atinge grande parte do Japão com força recorde - 20 de junho de 2025 12:32 am
- Trump diz que ainda não decidiu resposta a crise com Irã - 20 de junho de 2025 12:28 am
- Manual russo revela uso de artilharia da Coreia do Norte na guerra - 20 de junho de 2025 12:22 am