Grupo Fato lança o álbum “Claro_Movimento”

O álbum é inspirado nos títulos de duas canções: “Claro”, com música de Grace Torres e letra de Benito Rodriguez; e “Movimento”, canção-síntese de Antônio Saraiva com apenas nove palavras e que ganhou um single com lançamento independente. O show de lançamento do álbum “claro_movimento” será no dia 12 de março às 17h30, no palco do Sesc Paço da Liberdade, após 2 anos em que o grupo se apresentava apenas virtualmente devido a pandemia.

Com um repertório de 12 canções, o álbum traz canções de 5 compositores que ainda não tinham sido gravados pelo grupo: Humberto Araújo, Victor Neto, Doriane Conceição e Márcio Mattana, além de Andrezza Prodóssimo, a mais nova integrante e multi-instrumentista que gravou pela 1ª vez com o FATO.

O trabalho consolida a sonoridade particular do grupo criada ao longo tempo, com combinações musicais únicas, que mesclam elementos tradicionais da cultura paranaense e universal com instrumentos convencionais e outros criados pelo grupo, como a Tamancalha – um batedor manual de tamancos. Tudo isso interage com algumas doses de intervenções eletrônicas como loops, processamentos e programações.

Neste novo trabalho, a percussão corporal passou a integrar os arranjos, ampliando a gama de timbres explorados. Claro_Movimento começou a ser preparado em 2018 e as gravações aconteceram no final de 2019 em estúdio próprio, em Curitiba. O álbum foi lançado apenas virtualmente nas plataformas digitais em 2020, durante a primeira onda da pandemia de coronavirus.

O Grupo Fato é formado atualmente por:
Andrezza Prodóssimo (voz/acordeon/teclados/percussão de corpo) – Grace Torres (teclados/synths/voz)- Daniel Fagundes (voz/guitarra/violão/percussão) – Priscila Graciano (bateria/percussão/voz) – Ulisses Galetto (baixo/violão/voz)

O grupo existe desde 1994. Tempo suficiente pra inventar uma sonoridade única, reconhecida por críticos no Brasil e no exterior, consolidada ao longo de 7 discos, 10 montagens de shows, um DVD, um livro de partituras e… muito trabalho!

Numa reunião despretensiosa no dia 8 de março no apartamento que Ulisses Galetto morava, teve o início a história do FATO. Muitas outras reuniões aconteceram e há 28 anos eles estão na estrada. Nessa reunião estavam: Silvia Contursi, Sandro Fernandes, Ze Loureiro Neto, Fabiano Medeiros, Miguel Porfírio, Grace Torres e Ulisses Galetto, a primeira formação do grupo.

Na cena musical brasileira há duas décadas, o Grupo produz uma música popular urbana que acolhe e transforma influências de diversas fontes e vertentes musicais – que vão das culturas tradicionais regionais às exóticas, das antigas às atuais – que o grupo usa para elaborar arranjos para canções e sotaques de grandes poetas do Paraná e do Brasil.

Uma das características marcantes do FATO é a exploração de combinações sonoras pouco usuais como, por exemplo, os sons extraídos dos tamancos do fandango paranaense combinados com instrumentos, objetos, intervenções eletrônicas, programações, samples, efeitos e processamentos. Os tamancos (e a Tamancalha*) são também usados como instrumentos de percussão em levadas distantes das marcas de fandango tradicionais.

Além dessa gama de timbres e fontes sonoras, a marca registrada do grupo é a sua maneira peculiar de trabalhar com o material musical e com a produção poética de diversos artistas da cena independente – uma proposta que, ao longo do tempo, conferiu ao FATO o reconhecimento da crítica especializada e do meio artístico.

Só ouvindo pra entender porque nenhum rótulo colou no FATO até hoje.

(*) Tamancalha: instrumento inventado por Ze Loureiro Neto, é um batedor de tamancos, construído sobre uma caixa de madeira. Um mecanismo dividido em dois pegadores, cada um atrelado a um grupo de tamancos, torna possível “tamanquear com as mãos” produzindo um som semelhante ao de 3 tamanqueadores.

Claro_Movimento:

Informações sobre o show: 41 3234-4200
Ingressos a R$20 e R$10, na bilheteria do Paço da Liberdade: Praça Generoso Marques, 189. bilheteria do Paço da Liberdade: Praça Generoso Marques, 189.

Claro_Movimento – Grupo Fato – https://www.fato.org

Ficha Técnica:
Arranjos e Concepção Musical: Grupo FATO
Produção Musical: João Cavalcanti
Engenheiro de Gravação: Valderval de Oliveira Filho
Gravações Adicionais: Ulisses Galetto
Edição, Mixagem e Masterização: Ulisses Galetto | UG Audio
Projeto Gráfico: Zeh Henrique Rodrigues
Coordenação Geral de Projeto: OQ Produções
Produção Executiva: Grace Torres e Ulisses Galetto
Assistência de Produção Executiva: Helena Sofia
Gravado nos estúdios UG Audio | OQ Produções, em novembro de 2019
Claro_Movimento conta com distribuição física e digital da Tratore.

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura:
Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Incentivo: Opus Múltipla e House Cricket.

Site Oficial: https://www.fato.org/

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)