Enviado da ASEAN visitará Myanmar a partir de 20 de março
O Camboja anunciou que um enviado especial da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, visitará Myanmar no final deste mês.
O governo cambojano anunciou nesta quarta-feira (2), que seu vice-primeiro ministro e ministro das Relações Exteriores, Prak Sokhonn, visitará Myanmar entre 20 e 23 de março.
Ele será o primeiro enviado da ASEAN a viajar para Myanmar com o objetivo de mediar o diálogo entre todas as partes no país. Mas o anúncio não tocou nas partes com as quais ele irá manter conversações.
O Camboja é a presidência rotativa da ASEAN este ano.
Os líderes da ASEAN, no ano passado, chegaram a um Consenso de Cinco Pontos sobre a situação em Myanmar. Ele exige a cessação imediata da violência e a nomeação de um enviado especial para facilitar a mediação do processo de diálogo.
Vários estados membros da ASEAN estão instando fortemente os militares de Myanmar a permitir que o enviado se encontre com representantes pró-democracia, incluindo a líder deposta Aung San Suu Kyi, que continua detida.
As forças armadas rejeitaram os pedidos, rotulando o Governo de Unidade Nacional pró-democracia de Myanmar e outros grupos de “terroristas”.
O enviado planeja buscar formas de realizar o diálogo com órgãos pró-democracia, mas tem dado importância ao envolvimento em conversações com os militares de Myanmar.
A atenção está focada em como ele será aceito pelos militares.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am