Empresa britânica de satélites suspende todos os lançamentos do Cosmódromo de Baikonur
A empresa britânica OneWeb informa que está suspendendo todos os lançamentos de seus satélites a bordo de foguetes russos.
A empresa, sediada em Londres, planeja oferecer serviço de banda larga através de um consórcio de satélites. Em declaração na quinta-feira (3), a OneWeb disse que sua diretoria votou pela suspensão de todos os lançamentos do Cosmódromo de Baikonur, da Rússia, no Cazaquistão.
Como parte de um contrato, a agência espacial russa Roscosmos deveria lançar 36 satélites de Internet OneWeb a bordo de um foguete Soyuz neste domingo (6).
Em uma mensagem no Twitter na quarta-feira (2), o chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, pediu à OneWeb que desse garantias de que nenhum de seus satélites seria usado para fins militares. Ele também exigiu que o governo britânico vendesse sua participação na OneWeb.
A mensagem foi feita, aparentemente, em reação aos anúncios das nações ocidentais de que iriam impor sanções à Rússia após sua invasão da Ucrânia.
O secretário de Estado britânico para Negócios, Energia e Estratégia Industrial, Kwasi Kwateng, apoiou a decisão da OneWeb.
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am
- Festival Japão-Coreia celebra 60 anos de laços diplomáticos - 28 de setembro de 2025 2:37 am
- Kim Jong Un reforça foco em segurança com armas nucleares - 28 de setembro de 2025 2:29 am