Carlos Colla: a trajetória do autor dos grandes sucessos do cenário musical

Carlos Colla (77), é considerado um dos compositores referência dos cantores brasileiros, e um dos mais gravados do país, inclusive pelo cantor e compositor Roberto Carlos, Sandra de Sá e Alcione. Como produtor, Colla emplacou vários sucessos e produziu muitos artistas, dentre os quais, o cantor mexicano Luis Miguel, e a turnê brasileira em 1984 do grupo musical Menudo, fenômeno porto-riquenho na época. Colla tem cerca de 2 mil composições gravadas em sua trajetória.

Você Vai Ver”, um dos grandes sucessos de Colla, teve regravação em 2022 nas vozes de Maiara e Maraisa. A versão cantada pelas irmãs faz parte da trilha sonora da novela das seis da Globo, “Além da Ilusão”,  tema do casal Letícia e Bento, interpretado por Larissa Nunes e Matheus Dias.

Filho de imigrantes italianos, Carlos de Carvalho Colla nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro em agosto de 1944, mas viveu a sua infância na comunidade de Tapera, distrito de Trajano de Moraes, cidade do interior do Rio de Janeiro. Seu pai, o Dr. Colla era engenheiro na construção da Hidrelétrica de Macabú.

Apaixonado por música desde cedo, aos 14 anos mudou-se com a família para Teresópolis, e foi lá que conheceu e tornou-se amigo do violonista Alfredo Pecegueiro do Amaral, aprendendo com ele a arte de tocar violão. Nessa mesma época conheceu e fez amizade com o compositor local, Franklin de Almeida Lima. A primeira oportunidade de emprego que Colla teve foi do radialista Bandeira Júnior, que reconheceu o seu talento musical.

No início da sua trajetória foi integrante da banda Julinho show e logo depois foi convidado pelo Maurício Duboc para fazer parte do conjunto musical O Grupo. Foi durante uma apresentação do O Grupo no Canecão, que Colla conheceu o cantor e compositor Roberto Carlos. Foi ai que teve início a parceria de grandes sucessos, envolvendo RC e os compositores Colla e Duboc, que foram os responsáveis por vários sucessos do Rei.

Em 1970 Colla participou do Festival da Canção com a banda O Grupo, ao lado dos outros integrantes Maurício Duboc, Quartin, Renato, Roberto, Marcio e Jaime, defendendo a música “E Coisa e Tal” (Eduardo Souto Neto/Sérgio Bittencourt).

Carlos Colla teve desde então grande destaque entre os compositores preferidos de Roberto Carlos, com mais de 40 canções gravadas por ele. Roberto Carlos gravou em 1971 a música “A Namorada” e em 1972, a “Negra”, ambas uma parceria de Colla e Duboc. Carlos Colla graduou-se bacharel em Direito em 1974 exercendo a carreira de advogado, mas sem abandonar a música.

No ano de 1977, Roberto Carlos alcançou grande sucesso com mais uma composição de Colla, com a música “Falando Sério”, que teve uma repercussão imensa, sendo tocada em todas as rádios e gravada por outros intérpretes em vários idiomas. Em 1980, quando Colla trabalhava na OAB do Rio de Janeiro, ele presenciou o episódio que marcou a história política do Brasil, a explosão da carta bomba, e foi ai que ele encerrou a sua carreira de advogado e vivendo para fazer o que amava: música.

Em 1981 viajou para a Europa e durante um tempo tocou nas ruas de Paris, participou de festivais de música e tirou o segundo e terceiro lugar no festival de Viña del Mar, no Chile e primeiro lugar no festival de Iquitos, no Peru. No ano de 1982, teve 6 músicas gravadas pelo grupo The Fevers: “Quase fico louco” e “Vem fique ao meu lado”, com Augusto César, “Chegou minha vez”, versão de “Sherry darling”, de B. Springsteen, “Jogo de cartas”, versão de “Queen Of hearts”, de H. Devito, “Estou livre outra vez”, versão de “Im settin Fancy free”, de J. Hinson e R. August, e “A dança dos passarinhos”, versão de “Dance little bird”, de W. Thomas e T. Rendall, sendo que esta última recolocou a banda nas paradas de sucesso.

Em 1983, Colla compôs uma versão para “L’italiano”, clássico do repertório de Toto Cutugno e Cristiano Minellono, que representa o orgulho patriótico. A música ganhou contornos românticos e foi lançada por José Augusto, no LP “Vivências” e mais tarde, foi  regravada por Eduardo Costa e Gian & Giovani. Colla e Ed Wilson, um dos fundadores do grupo Renato e Seus Blue Caps, se uniram para compor em 1985 um dos grandes sucessos de Tim Maia: “Pede a Ela”, lançada em 1985.

Colla em parceria com Chico Roque, foram os responsáveis pelo sucesso “Solidão”, na voz da cantora Sandra de Sá, lançada em 1986. No mesmo ano, o grupo porto-riquenho Menudo estourou com a música “Hoje a Noite Não Tem Luar”, que recebeu uma versão de Colla e foi regravada pela Legião Urbana em 1992, para o Acústico MTV, e também regravada por Maria Gadú. Em 1987, Colla e Chico Roque compuseram “Meu Vício É Você” para a cantora Alcione alcançando grande sucesso e foi regravada por Elymar Santos.

Sandra de Sá lançou em 1988 “Bye, Bye, Tristeza”, música que foi realizada numa parceria de Colla com Marcos Valle. “Bye, Bye, Tristeza” foi regravada por Thiaguinho, Edson & Hudson e Hebe Camargo. Colla e Valle compuseram juntos a música “Taras e Manias”, sucesso de Elymar Santos.

Em 1990 Colla estourou nas paradas com a música “Quatro semanas de Amor”, uma versão que fez da música, Sealed with a Kiss, originalmente escrita por Peter Udell e Gary Geld. Gravada pela primeira vez pelo grupo The Four Voices em 1960 como single, no Brasil, a versão alcançou grande sucesso nas vozes de Luan e Vanessa e fez parte da trilha sonora da novela Gente Fina (Rede Globo), tema de Gil Vicente, personagem de Marcos Breda.

Em 1992, lançou pela RGE o LP Carlos Colla interpretando as canções “Nunca mais”, “Ponto final” e “Marcas”, parcerias com Marcos Valle, “Estrela da manhã” e “Abre o jogo”, com Lincoln Olivetti, “Sonho lindo” e “Falando sério”, com Maurício Duboc, “O inesperado”, com Júnior Mendes, “Timtim por timtim”, com Gastão Lamounier, e “Meu mal”, uma composição solo. Nesse mesmo ano, a música “Cada amor faz sua História”, com Ed Wilson e Prêntice, recebeu gravações de Fábio Júnior e da cantora Lilian.

Gravou seu segundo LP, em 1995 pela gravadora Transcontinental, interpretando as músicas “Se eu voltar pra você”, com Gastão Lamounier, “Diamante”, “Olhos de luar”, “Pare com isso”, “Uma pipa no ar”, “Apesar dos pesares”, “Tá tudo errado”, e “Verdade chinesa”, todas com Gilson, “Delírios de amor”, com Chico Roque, e “Tua fera”, composição solo.  Em 2008, celebrou seus 50 anos de música, no Vivo Rio, com a participação de uma banda com nove músicos e com as participações especiais de Alcione e Agnaldo Timóteo, para a gravação de CD e DVD com seus grandes sucessos.

Em 2009, comemorando 50 anos de carreira,  lançou, pela Diamond Records, o DVD “50 anos de música”, gravado ao vivo em show no espaço VIVO RIO, no Rio de Janeiro, que contou com a participação especial de Agnaldo Timóteo e, ainda, com depoimentos de Sandra de Sá e Elimar Santos. O show teve direção e apresentação de Luiz Carlos Miele.

Como intérprete, gravou um LP, pela gravadora Som Livre, e um CD, pela Transcontinental e em 2009 lançou seu primeiro DVD “50 Anos de Música”, pela Diamond, em comemoração aos 50 anos de carreira e de seus grandes sucessos e a participação de uma banda com nove músicos e as participações especiais de Alcione e Agnaldo Timóteo. O evento teve produção musical da Colla Edições Artísticas e patrocínio da Petrobrás.

Compositor de 44 sucessos na voz Roberto Carlos, em 2011 Colla lançou seu primeiro livro, o romance “A namorada”, pela Editora Prestígio, do grupo Ediouro. O livro adotou o mesmo título da composição de sua autoria e sucesso com o Rei nos anos 1970.

Colla foi casado duas vezes e teve dois filhos do primeiro casamento (Carlos e Daniela), e do segundo com a atriz e Miss Brasil Marisa Fully Coelho, uma filha, a (Laura). Marisa morreu num acidente de carro em 1998 quando retornava para casa em companhia das filhas.

Abaixo algumas das suas criações:

  • “Sonho Por Sonho” (parceria com Chico Roque), José Augusto, Leandro e Leonardo
  • “Falando sério” (parceria com Maurício Duboc), Roberto Carlos
  • “Vidro Fumê” (parceria com Kaliman Chiappini), Ricky VallenBruno & Marrone
  • “Bijuteria” (parceria com Chico Roque), Bruno e Marrone, Christian & Ralf
  • “Pra te dar Felicidade” (parceria Kely Reinttz) – Alcione
  • “Dança do Côco”, Xuxa
  • “Hoje a noite não tem luar” – MenudoLegião Urbana
  • “Daqui prá frente” (parceria com Maurício Duboc), Vanusa
  • “Cortinas” (parceria com Fred Falcão), Vanusa
  • “Eu quero mais” (parceria com Lilian Knapp), Sandy & Junior
  • “Pra que mentir” (parceria com Marcos Valle), Erasmo Carlos
  • “Mel na minha boca” (parceria com Nenéo), Grupo Desejos
  • “Meu disfarce” (parceria com Carlos Roque), Fafá de BelémChitãozinho & Xororó
  • “Anoiteceu” (parceria com Mauro Motta), Fafá do Belém
  • Querer é Poder“, José Augusto e Xuxa
  • “Sinto muito” (parceria com Chico Roque), Wanderléia
  • “Tô deixando você” (parceria com Chico Roque), Chitãozinho e Xororó
  • “Na hora do adeus” (parceria com Chico Roque e Matogrosso), Matogrosso & Mathias
  • “Orgulho não leva a nada” (parceria com Michael Sullivan), The Fevers
  • “Maior que eu” (parceria com Michael Sullivan), Michael Sullivan
  • “Doces algemas” (parceria com Nenéo), Wanderley Cardoso
  • “Avenida paulista” (parceria com Gilson), Wanderley Cardoso
  • “Eu quero ter felicidade” (parceria com Peninha), José Daniel Camillo
  • “Um gato que vai” (versão de “Un gatto nel blu”), José Daniel Camillo
  • “Sotaque do Interior”(parceria Kely Reinttz) – Alex e Gabriel
  • “Solidão” (parceria com Chico Roque) – Sandra de Sá
  • “Ping Pong” – Mc Vesga
  • “Mãe, um pedaço do Céu” (parceria com Ed Wilson) – Leonardo SullivanAgnaldo Timóteo
  • “Jogo sujo” – Claudia Barroso
  • “Sonho lindo” – (parceria com Maurício Duboc), Roberto Carlos

SUAS COMPOSIÇÕES GRAVADAS POR ROBERTO CARLOS:
A Namorada – Maurício Duboc-Carlos Colla 1971
Negra – Maurício Duboc-Carlos Colla 1972
Sonho Lindo – Maurício Duboc-Carlos Colla 1973
Existe Algo Errado – Maurício Duboc-Carlos Colla 1975
Comentários – Maurício Duboc-Carlos Colla 1976
Falando Sério Maurício Duboc-Carlos Colla 1977
Mais Uma Vez – Maurício Duboc-Carlos Colla 1978
Me Conte a Sua História – Maurício Duboc-Carlos Colla 1979
Passatempo – Maurício Duboc-Carlos Colla 1980
Doce Loucura – Maurício Duboc-Carlos Colla 1981
Quantos Momentos Bonitos – Maurício Duboc-Carlos Colla 1982
A Partir Desse Instante – Maurício Duboc-Carlos Colla 1983
As Mesmas Coisas – Maurício Duboc-Carlos Colla 1984
Da Boca Pra Fora – Maurício Duboc-Carlos Colla 1985
Você Na Minha Mente – Carlos Colla-Lincoln Olivetti-Robson Jorge-Mauro Motta 1985
Eu Sem Você (1) – Maurício Duboc-Carlos Colla 1986
Ingênuo e Sonhador – Maurício Duboc-Carlos Colla 1987
Como as Ondas do Mar – Marcos Valle-Carlos Colla 1988
Se o Amor Se Vai – Roberto Livi-Bebu Silvetti-Roberto Carlos-Carlos Colla 1988
Em Sem Você (2) – Mauro Motta-Carlos Colla 1988
Se Você Me Esqueceu – Roberto Livi-Carlos Colla 1989
Se Você Pretende – Mauro Motta-Carlos Colla 1989
Um Mais Um – Gilson-Carlos Colla 1990
Se Você Quer – Roberto Livi-Alejandro Vezzani 1991
Adapt. Roberto Carlos-Carlos Colla 1991
Não Me Deixe – Marcos Valle-Carlos Colla 1991
Pra Ficar Com Você – Mauro Motta-Carlos Colla 1995
Como Eu Te Amo – Mauro Motta-Carlos Colla 2003

SUAS COMPOSIÇÕES NO UNIVERSO GOSPEL:
Marcelo Crivella – Coração a coração M. Sullivan/C. Colla/M. Crivella
Marcelo Crivella – Cura Jesus M. Sullivan/C. Colla
Marcelo Crivella – Passaporte para o céu M. Sullivan/C. Colla
Marcelo Crivella – Abra os olhos M. Sullivan/C. Colla
Marcelo Crivella – Obreiros do Senhor M. Crivella/C. Colla
Marcelo Crivella – Um grande amor – M. Crivella/C. Colla
Marcelo Crivella – Eu gosto tanto de você – M. Crivella/C. Colla
Marcelo Crivella – Justiça M. Crivella/C. Colla
Marcelo Crivella – Ao pé da Cruz – C. Colla
Marcelo Crivella – Um sonho maior – M. Crivella/C. Colla
Gerson Cardozo – Um amor tão grande assim – M. Sullivan/C. Colla
Leonor – Espirito Santo – M. Crivella/C. Colla
Marco Aurélio – Eu te agradeço – M. Duboc/C. Colla
J. Neto – Condições – M. Sullivan/C. Colla

Facebook: https://www.facebook.com/carloscollamusica/
Instagram: https://www.instagram.com/compositorcarloscolla/?hl=pt-br

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)