Assembléia Geral da ONU realiza sessão de emergência sobre a Ucrânia
Vários países expressaram suas críticas à invasão russa da Ucrânia em uma sessão especial de emergência da Assembléia Geral das Nações Unidas.
A sessão começou nesta segunda-feira (28), em Nova Iorque, com os participantes observando um momento de silêncio pelas vítimas dos combates.
O Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, disse em seu discurso à Assembléia que os combates na Ucrânia devem parar. Ele pediu que o conflito terminasse imediatamente.
Ele criticou a Rússia por colocar as defesas nucleares em alerta máximo, dizendo que nada pode justificar o uso de armas nucleares.
O embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya, disse que as operações militares russas causaram grandes baixas civis, incluindo crianças.
O embaixador russo Vassily Nebenzia defendeu a ação militar, que, segundo ele, se destinava a proteger os falantes de russo no leste da Ucrânia contra os militares ucranianos.
Mas vários outros delegados que se seguiram expressaram críticas à ação da Rússia.
As autoridades disseram que a reunião deve durar vários dias mais, pois representantes de mais da metade dos 193 estados membros estão prontos para falar sobre a sessão.
Os Estados Unidos, que propuseram a sessão, estão buscando a adoção de uma resolução condenando a agressão da Rússia.
Anteriormente, um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU denunciando a invasão foi vetado pela Rússia.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am