Talibã continua matando extrajudicialmente dezenas de cidadãos, diz ONU
As Nações Unidas informam que mais de 100 afegãos, incluindo membros do antigo governo, foram mortos desde que o Talibã tomou assumiu o poder no verão passado.
A Missão de Assistência da ONU no Afeganistão, ou UNAMA, divulgou um relatório sobre a situação no país.
O relatório afirma que desde 15 de agosto do ano passado a UNAMA recebeu alegações de mais de 100 assassinatos de tal natureza, que ela determinou ser confiável. Também diz que dois terços desses assassinatos de ex-membros do governo, suas forças de segurança e aqueles que trabalharam com forças militares internacionais, foram cometidos extrajudicialmente pelo Talibã ou por suas afiliadas.
O porta-voz adjunto do Talibã divulgou uma mensagem de vídeo dizendo que o relatório da ONU é incorreto, e o Talibã não permitiu que ninguém fizesse mal a outras pessoas desde que o grupo declarou que perdoará a todas as pessoas.
As pessoas que tinham ligações com o antigo governo afegão estão escondidas no país temendo uma possível retaliação por parte do Talibã.
O relatório da ONU recomenda que o Talibã não seja isolado da comunidade internacional, e que seja desenvolvido um diálogo construtivo entre as autoridades de facto e outras pessoas.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am