Reino Unido anuncia novas sanções visando os bancos russos
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, anunciou novas sanções contra a Rússia nesta quinta-feira (24).
As medidas incluem o congelamento dos ativos de todos os bancos russos. A segunda maior instituição financeira russa, a financiadora estatal VTB, teve seus ativos congelados com efeito imediato.
A Grã-Bretanha coordenou estas sanções com os Estados Unidos.
Johnson disse que cerca da metade do comércio da Rússia é realizada em dólar americano e libra esterlina, e as novas medidas restringirão a compensação de pagamentos com essas moedas.
A Grã-Bretanha também reforçará suas restrições comerciais, proibindo a exportação de itens críticos que podem ser utilizados para fins militares. As metas incluem equipamentos e componentes de telecomunicações e aeroespaciais.
Outras sanções incluem congelamento de bens e proibição de viagens em mais de 100 empresas e oligarcas com laços estreitos com a administração do presidente russo Vladimir Putin. A principal companhia aérea russa, a Aeroflot, será banida do espaço aéreo britânico.
Johnson também indicou que a Grã-Bretanha trabalhará com o Grupo dos Sete membros e outros países para excluir a Rússia do sistema de pagamento bancário internacional SWIFT. Ele acrescentou: “Nada está fora da mesa”.
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am
- Coreia do Sul remove alto-falantes na fronteira com o Norte - 5 de agosto de 2025 4:42 am
- Embaixador do Japão visita Pavilhão Brasil na Expo 2025 - 5 de agosto de 2025 3:28 am