Pablo Lanzoni e Thiago Colombo – feat. Valéria Barcellos apresentam Deus na laje
Deus na laje, lançamento de Pablo Lanzoni e Thiago Colombo com a multiartista Valéria Barcellos, chega às plataformas digitais em 24 de fevereiro. O tema é o primeiro single do álbum ‘Delírio Geral’, projeto cancionista construído a partir da voz de Lanzoni e do destacado violão de Colombo, e conta com participações especialíssimas. As atividades de lançamento preveem quatro singles, um deles com videoclipe, até a chegada do álbum.
Em ‘Deus na laje’, além de Valéria Barcellos, há percussões corporais de Leo Bracht – que também assina a produção musical – e as sonoridades do Bloco da Laje, coletivo do carnaval de rua porto-alegrense.
A composição é uma parceria entre Pablo Lanzoni (foto abaixo) e Leandro Maia e foi dedicada ao Bloco da Laje, representado na gravação pelo seu ‘Trio de Leves’: Carolis (agogô e ganzá), Débora Spader (xequerê) e Letícia Rodrigues (tamborim). Nela se exaltam a diversidade e a força inerentes ao carnaval, em uma canção de fôlego.
Leandro Maia diz que “a letra de Deus na Laje reflete as memórias da última saída do Bloco da Laje, em Porto Alegre, quando uma multidão de milhares de pessoas celebrou o amor e a liberdade, fazendo a cidade tremer. Um bom lugar para Deus aparecer entre seres humanos em alguns dos seus melhores momentos.
Ali não faríamos feio: todos de pé!”. A canção foi estruturada a partir do violão polirrítmico de Thiago Colombo (foto abaixo) e sobre ele adicionadas as demais camadas instrumentais que compõem a trama sonora.
Há ali a alternância de imitações de motivos e suas variações, em um violão concebido em 3 e 4 partes, conforme explica Colombo: “condução de um baixo na sexta e quinta cordas, melodias mais marcantes na região do tenor, usando quarta e terceira e, finalmente as duas primeiras cordas alternando conteúdo rítmico sempre discrepante das anteriores.
O resultado é uma textura de 3 ou 4 vozes, somadas às percussões em diferentes partes do tampo e contra as cordas. Tudo isso realizável em tempo real, em um único violão. Certamente é o arranjo de violão mais ousado (e difícil) do projeto”.
A expressiva participação da multiartista Valéria Barcellos (foto acima) sublinha a força textual do tema e na companhia de Lanzoni, de Colombo e das interferências sonoras de Leo Bracht, constroem a ambiência enérgica da gravação. Este é o primeiro lançamento do duo Pablo Lanzoni e Thiago Colombo e antecede a chegada do álbum ‘Delírio Geral’, programado para este primeiro semestre de 2022.
Sobre os artistas:
Valéria Barcellos é uma multiartista integrante do Conselho Curador do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Cantora há quase 30 anos, fala inglês, francês, espanhol e também é faxineira. Ela é a vontade humana de dar vez e voz às mulheres pretas e trans. Uma mulher que quer tudo ao mesmo tempo, uma mulher que é tudo o que quiser. (Foto by Silas Lima)
Pablo Lanzoni é compositor, professor e regente. Seu álbum de estreia, POA_MVD, foi eleito o Melhor Álbum de MPB no Prêmio Açorianos de Música 2016/17 e citado dentre os dez lançamentos nacionais daquele ano pelo Jornal Zero Hora. Completa sua discografia ‘valentia tempo voz’ (2020), que contou com a participação especialíssima de Zeca Baleiro, e os singles ‘Do chão’ (2021), em parceria com Paola Kirst, e ‘Miragem’ (2021), com Mário Falcão. Tem circulado em espaços da cena autoral e pertenceu a projetos cancionistas, com os quais apresentou-se no Brasil, Uruguai, Cuba e Itália. Foto by Vitória Proença
Thiago Colombo é compositor, violonista e professor da UFPel, bacharel e mestre em Música pela UFRGS e doutor pela UFBa. Foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Em sua discografia estão: Sonata (2003), Reminiscências (2006), Trezegraus (2009) e Latin Guitar Connections (2017), com os quais recebeu cinco Prêmios Açorianos de Música. Colombo atuou como concertista e palestrante em festivais de música
da Argentina, Uruguai, Peru, França, Rússia, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Portugal, além de grande parte do território brasileiro. Foto by Maciel Goelzer
Ficha técnica:
Valéria Barcellos: voz
Pablo Lanzoni: voz
Thiago Colombo: violão
Letícia Rodrigues: tamborim
Débora Spader: xequerê
Carólis: agogô e ganzá
Leo Bracht: bendir, percussão corporal e arranjos vocais
Produção, mixagem e masterização: Leo Bracht (Transcendental Audio)
Gravado no Transcendental Audio entre janeiro e agosto de 2021, na cidade de Porto Alegre/RS.
Fotografia da capa: Guilherme Santos
Arte: Leo Lage
Créditos da foto da capa da matéria: Arion Engers Moreira e Vitória Proença
Confira abaixo algumas músicas de outras parcerias do compositor Pablo Lanzoni:
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am