Ministros das Relações Exteriores do Japão e da Austrália concordam em aprofundar os laços de segurança
Os ministros das Relações Exteriores do Japão e da Austrália concordaram em aprofundar a cooperação bilateral de seus países em matéria de segurança e defesa.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, e sua colega australiana, Marise Payne, conversaram durante cerca de uma hora em Melbourne neste sábado (11).
Com a China em mente, os ministros compartilharam a opinião de que o ambiente de segurança em torno tanto do Japão quanto da Austrália está se tornando mais grave.
Eles também concordaram em trabalhar para redigir rapidamente uma nova declaração conjunta sobre cooperação em segurança. Os líderes dos dois países se comprometeram, no mês passado, a emitir tal declaração.
Os ministros confirmaram que o Japão e a Austrália acelerarão seus procedimentos internos para promulgar seu acordo de acesso recíproco em uma data antecipada. O acordo facilita a realização de exercícios conjuntos entre as Forças de Auto-Defesa do Japão e as forças militares da Austrália.
Hayashi e Payne também concordaram que seus países trabalharão juntos nos esforços de recuperação na nação da ilha do Pacífico de Tonga, após uma enorme erupção vulcânica submarina em janeiro.
O Hayashi chegou à Austrália na sexta-feira (10) para participar de reuniões incluindo conversações ministeriais estrangeiras da estrutura Quad, composta pelo Japão, Estados Unidos, Austrália e Índia.
Ele está agendado para participar de uma reunião trilateral com seus homólogos americanos e sul-coreanos no Havaí no final deste fim de semana.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am