Enviado russo no Japão diz que “não há planos” para iniciar uma guerra
O embaixador da Rússia no Japão disse que seu país não tem intenção ou plano de iniciar uma guerra.
O embaixador, Mikhail Galuzin, conversou com a NHK na segunda-feira (14) em meio a preocupações crescentes entre as autoridades americanas sobre possíveis ações militares russas contra a Ucrânia.
Galuzin disse que a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, para o Leste desde os anos 90 tem sido uma ameaça para a Rússia. Ele acrescentou que não há dúvida de que a ameaça aumentará se a Ucrânia aderir à OTAN.
Galuzin exortou os países a não verem os exercícios militares em andamento perto da Ucrânia como precursor de uma invasão de um terceiro país. Ele disse que as forças militares da Rússia, assim como seus exercícios, são necessárias para proteger a vida e a subsistência de seu povo.
Galuzin advertiu os países ocidentais contra a aquisição de grandes quantidades de armas para as forças militares da Ucrânia, dizendo que tal ação poderia levar as forças ucranianas a tomar medidas provocatórias.
Galuzin também sugeriu que a Rússia pode ser capaz de tomar “medidas relacionadas à tecnologia militar” se a OTAN rejeitar a exigência da Rússia de deter a expansão da aliança.
Galuzin enfatizou que a Rússia continuará os esforços diplomáticos.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am