China critica os EUA por sua estratégia Indo-Pacífico
O Ministério das Relações Exteriores da China reagiu fortemente contra a estratégia Indo-Pacífico revelada pelos Estados Unidos na semana passada, dizendo que ela destruiria a paz e a estabilidade regionais.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, falou em uma conferência de imprensa em Pequim na segunda-feira (14).
Na sexta-feira passada, a administração do presidente americano Joe Biden indicou, em um documento de estratégia, que os EUA fortalecerão a cooperação com aliados e parceiros na região indo-pacífico para combater a crescente influência da China.
Wang observou que enquanto os EUA insistem que a estratégia tem como objetivo reforçar a segurança regional, na verdade destruiria a paz e a estabilidade na região.
Ele acrescentou que a estratégia se compromete a promover a prosperidade regional, mas que isso provocaria um antagonismo entre os países da região.
Wang criticou a estratégia como uma tentativa de reavivar a mentalidade da Guerra Fria e a política dominada por um grupo específico.
Ele enfatizou que a estratégia não tem novidade nem futuro, e que ela só traria divisões e tumultos na região.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am