Rússia tem capacidade operacional para tomar cidades na Ucrânia, diz EUA
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirma que a Rússia acumulou capacidade militar suficiente em sua fronteira com a Ucrânia para tomar as cidades e territórios do país.
Austin disse aos repórteres, nesta sexta-feira (28), que os EUA não acreditam que o presidente russo Vladimir Putin tenha tomado a decisão final de usar as forças, mas ele “claramente agora tem essa capacidade”.
Austin observou que Putin tem múltiplas opções. Ele disse que estas incluem “a tomada de cidades e territórios significativos” e “atos coercitivos ou atos políticos provocativos como o reconhecimento de territórios separatistas”.
O presidente dos Chefes do Estado-Maior Conjunto, General Mark Milley, disse que a Rússia enviou mais de 100.000 soldados ao longo de sua fronteira com a Ucrânia. E que isto é maior em escala e alcance do que qualquer outra coisa desde a Guerra Fria.
Ele advertiu que uma invasão da Rússia “resultaria em uma quantidade significativa de baixas”.
Austin também enfatizou a importância dos esforços diplomáticos. Ele disse: “O conflito não é inevitável. Ainda há tempo e espaço para a diplomacia”.
Enquanto isso, a administração do Presidente Joe Biden colocou em alerta cerca de 8.500 tropas sediadas nos EUA para uma possível mobilização para a Europa.
Biden disse aos repórteres na sexta-feira (28) que irá deslocar tropas americanas para a Europa Oriental e países da OTAN, “a curto prazo”, mas disse que o número seria “não muito”.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am