OTAN condena a Rússia sobre a crise na Ucrânia
Os ministros das relações exteriores da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), realizaram uma reunião de emergência para discutir as tensões ao longo da fronteira Rússia-Ucrânia. A reunião precede as conversações entre representantes da OTAN e autoridades russas na próxima semana.
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que Moscou destacou dezenas de milhares de soldados para a fronteira. Ele disse que a OTAN lamenta que, apesar dos apelos da comunidade internacional ao longo de muitas semanas, a Rússia não tenha tomado medidas para diminuir a escalada. Ele acrescentou que tal agressão mina seriamente a ordem de segurança na Europa.
Stoltenberg disse que os líderes em Moscou têm a oportunidade de mostrar que estão levando a sério o diálogo e a diplomacia. Ele disse que a OTAN e seus aliados enviaram uma mensagem clara de que o uso da força contra um vizinho resultará em conseqüências severas. Estas incluem sanções econômicas e políticas.
Autoridades dos EUA e da Rússia realizarão suas próprias conversações em Genebra antes da reunião com a OTAN.
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, advertiu que Washington está preparado para responder com força a novas agressões da Rússia. Mas ele acrescentou que uma solução diplomática ainda é possível e preferível se a Rússia a escolher.
Blinken disse que falou com o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia. Ele disse que reafirmou o “apoio inabalável” de Washington à independência ucraniana.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am