O isolamento da Ômicron será reduzido para contatos próximos
O ministro da saúde do Japão informa que o período de isolamento para as pessoas que tiveram contato próximo com os infectados com a variante Ômicron será reduzido para 10 dias a partir dos atuais 14 dias.
Goto Shigeyuki anunciou o plano quando falou aos repórteres na sexta-feira (14), após discutir o assunto com o primeiro-ministro Kishida Fumio. Goto citou a necessidade de garantir que a sociedade possa funcionar.
Atualmente, as pessoas designadas como contatos próximos são obrigadas a se auto-isolarem por 14 dias nas instalações de alojamento ou em suas casas.
Goto também disse que os governos locais poderão tomar suas próprias decisões sobre se devem terminar o período de isolamento dos profissionais médicos e trabalhadores essenciais, incluindo policiais e bombeiros.
Ele também se referiu às condições planejadas para a suspensão do auto-isolamento de tais trabalhadores. O protocolo exigirá que os trabalhadores façam testes negativos em PCR ou testes quantitativos de antígenos no sexto dia a partir do último dia de seu contato próximo com pessoas infectadas, ou que façam testes negativos em testes qualitativos de antígenos consecutivos no sexto e sétimo dias.
O ministro também disse que as autoridades dos municípios que virem progressos na Omicron substituindo a variante Delta serão autorizadas a lidar com todas as pessoas infectadas como aquelas infectadas com Omicron. Nesse caso, os municípios poderão renunciar à análise do genoma que se aplica às pessoas infectadas com outras variantes que não o Delta.
A decisão do governo veio um dia depois que um painel de especialistas do Ministério da Saúde propôs um período de isolamento mais curto na quinta-feira. Os especialistas disseram que o período de incubação da Omicron é mais curto do que o das variantes anteriores.
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am
- China revisará venda de operações portuárias no Canal do Panamá - 29 de abril de 2025 6:12 am