Japão e EUA querem “resultado significativo” na reunião da TNP
Os governos do Japão e dos Estados Unidos conclamaram todas as partes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares a ajudar a alcançar “um resultado significativo” em sua próxima conferência de análise.
Tóquio e Washington divulgaram uma declaração conjunta sobre o tratado, conhecido como TNP, antes de uma cúpula on-line entre o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente americano, Joe Biden, na sexta-feira (21) à noite, horário do Japão.
A declaração diz: “O Japão e os Estados Unidos reconhecem o TNP como indispensável para evitar a proliferação de armas nucleares e conseguir sua total eliminação”.
Diz: “Para este fim, os dois países convidam todos os Estados Partes a contribuir para que a 10ª Conferência de Análise produza um resultado significativo”.
A 10ª Conferência de Análise deveria ocorrer em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de coronavírus chinês. O calendário remarcado da reunião ainda está em discussão, com opções incluindo agosto deste ano.
A declaração diz: “O Japão saúda a primeira declaração dos líderes dos cinco Estados com armas nucleares de que uma guerra nuclear não pode ser ganha e nunca deve ser travada, e o reconhecimento de que ‘o uso nuclear teria conseqüências de longo alcance'”.
Os líderes dos EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e França emitiram a declaração em sua declaração conjunta no início deste mês. Ela enfatizou que a maior disseminação de armas nucleares deve ser evitada.
A declaração conjunta Japão-EUA convida os líderes políticos, jovens e outros a visitarem as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki bombardeadas por explosivos atômicos para aumentar e manter a conscientização.
Ela diz que, observando o aumento contínuo da capacidade nuclear da China, o Japão e os EUA solicitam a Pequim que “contribua para acordos que reduzam os riscos nucleares, aumentem a transparência e façam avançar o desarmamento nuclear”.
A declaração diz que o Japão e os EUA “estão fortemente comprometidos com a completa, verificável e irreversível eliminação de todas as armas nucleares, outras armas de destruição em massa e mísseis balísticos de todas as faixas da Coréia do Norte, bem como programas e instalações relacionadas, de acordo com as resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU”.
- Vice-premiê ucraniano busca apoio do Japão na reconstrução do país - 5 de agosto de 2025 1:01 am
- Astronautas japoneses realizam coletiva direto da ISS - 5 de agosto de 2025 12:55 am
- Netanyahu reafirma ofensiva em Gaza após vídeos de tortura de reféns - 5 de agosto de 2025 12:49 am