Hackers atacam sites do governo ucraniano
Um ataque cibernético contra a Ucrânia derrubou dezenas de sites do governo em meio a tensões militares entre o antigo estado soviético e a Rússia.
Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Os hackers postaram uma mensagem em ucraniano, russo e outros idiomas avisando os ucranianos para “ter medo e esperar o pior”.
O Serviço de Segurança Ucraniano e outros órgãos estatais estão investigando o ataque e coletando provas digitais. A porta-voz, Artem Dehtyarenko, disse que o governo derrubou alguns de seus outros sites para evitar que o ataque se espalhasse.
As autoridades dizem que nenhum dado pessoal havia sido roubado no ataque.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que os Estados Unidos oferecerão assistência. Ela disse que os EUA e seus aliados estão “preocupados”, e o Presidente Joe Biden foi informado sobre o assunto.
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também se ofereceu para ajudar. Ele disse que a OTAN proporcionará uma plataforma para compartilhar informações sobre a defesa cibernética.
A AP citou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia dizendo que a Rússia tem uma longa história de ataques cibernéticos contra seu país.
Autoridades dos EUA dizem acreditar que Moscou está usando a mídia social para semear a divisão e justificar sua intervenção na Ucrânia. A Rússia enviou, recentemente, cerca de 100.000 soldados para a fronteira que compartilha com a Ucrânia.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















