Aviões das Forças de Auto-Defesa do Japão transportarão água potável para Tonga
O Ministério da Defesa do Japão enviará duas aeronaves já nesta quinta-feira (20) para transportar água potável para Tonga, após a enorme erupção vulcânica submarina de sábado (15).
O ministério realizou uma reunião de altos funcionários para discutir medidas de apoio para Tonga na manhã desta quinta-feira (20).
O Ministro da Defesa, Kishi Nobuo, ordenou às Forças de Auto-defesa que realizassem operações internacionais de ajuda de emergência para Tonga.
Ele disse esperar que a SDF forneça apoio ao povo de Tonga, com base em sua vasta experiência em atendimento a desastres no país e no exterior.
O ministério planeja enviar dois aviões de transporte C-130 da Base Aérea de Komaki, na Prefeitura de Aichi, para fornecer água potável como suprimentos de emergência.
Os oficiais do ministério dizem que a aeronave irá, primeiro, para a Austrália, pois a pista do aeroporto em Tonga está coberta de cinzas vulcânicas.
O ministério também decidiu enviar suprimentos de emergência, incluindo dispositivos de limpeza de alta pressão para remoção de cinzas vulcânicas. O navio de transporte da Força Marítima de Auto-Defesa, Osumi, e dois helicópteros partirão assim que os suprimentos forem carregados.
As autoridades também planejam estabelecer um local na Austrália para avaliar a extensão dos danos e para se comunicar e coordenar com os países relevantes. Eles enviarão seis oficiais da SDF para o local a partir de quinta-feira (20).
Kishi disse aos repórteres que os oficiais trabalharão em conjunto para ajudar as pessoas afetadas pelo desastre em Tonga.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am

