Alemanha e Rússia continuam divididas em relação à crise da Ucrânia
Os principais diplomatas da Alemanha e da Rússia estão discutido as tensões militares em torno da Ucrânia, mas ainda permanecem distantes sobre como reduzir os riscos.
A Ministra das Relações Exteriores alemã, Annalena Baerbock, reuniu-se com seu homólogo russo, Sergey Lavrov, em Moscou, na terça-feira (18). Sua primeira visita à capital russa desde que assumiu o cargo seguiu-se a uma visita à Ucrânia.
Em uma conferência de imprensa conjunta após a reunião, Baerbock disse que é difícil não avaliar o destacamento de mais de 100.000 soldados russos perto da fronteira da Ucrânia como “uma ameaça”, exortando Moscou a aliviar as tensões.
Lavrov disse que é inaceitável que qualquer país interfira nas movimentações militares russas dentro do país.
Ele disse que a Rússia está esperando uma resposta à sua exigência de garantias de que a OTAN não se expandirá mais, para continuar as conversações. Ele aparentemente exortou os Estados Unidos e outros a responderem.
O ministro russo das relações exteriores também se referiu ao Nord Stream 2, um novo gasoduto que transportará gás natural da Rússia para a Alemanha. Está aguardando aprovação européia para começar a operar, mas há chamadas dos EUA e de outros países para interromper o projeto.
Lavrov disse a Baerbock que é improdutivo politizar o assunto, instando a Alemanha a aprovar imediatamente a operação do gasoduto.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am