TEPCO avança com plano de liberação de água radioativas tratada da usina Fukushima Daiichi
O operador da usina nuclear Fukushima Daiichi apresentará aos reguladores nucleares do Japão, nesta terça-feira (21), um plano de liberação de água tratada para o mar.
Na usina danificada, enormes quantidades de água estão sendo usadas para resfriar o combustível nuclear derretido.
Atualmente, a água está sendo reunida em tanques dentro das instalações, depois de passar por um sistema de processamento chamado ALPS, projetado para filtrar a maioria dos materiais radioativos.
Os tanques, entretanto, devem estar cheios já no outono de 2022.
De acordo com uma política governamental, o operador, Tokyo Electric Power Company – TEPCO, planeja começar a descarregar água tratada no mar no início de 2023.
O ponto de descarga será a cerca de um quilômetro da usina. O operador planeja diluir a água tratada, que ainda contém trítio, antes de liberá-la, para que o trítio fique em níveis abaixo dos regulamentos nacionais.
O plano a ser apresentado à Autoridade de Regulamentação Nuclear detalha os projetos das instalações a serem utilizadas para a descarga.
Tokyo Electric pediu ao governo da província de Fukushima, bem como aos municípios locais que hospedam a usina, na segunda-feira (20), para dar seu consentimento para o plano.
A empresa quer iniciar a construção dessas instalações após obter a aprovação do órgão regulador e das autoridades locais para a compreensão do projeto.
Ela ainda enfrenta o desafio de descobrir como aliviar as preocupações persistentes entre os moradores locais sobre a liberação de água tratada.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am