Repressão manifestos em Myanmar deixa pelo menos 5 em Yangon
A mídia em Myanmar relatou que cinco pessoas morreram na maior cidade do país, Yangon, depois que os militares conduziram um veículo contra manifestantes e as forças de segurança abriram fogo.
A mídia citou testemunhas dizendo que mais de 20 jovens estavam realizando uma manifestação no domingo (6) para protestar contra o golpe de fevereiro, quando um veículo militar os atingiu por trás.
As testemunhas disseram que quatro pessoas morreram depois de terem sido atingidas pelo veículo, e outra pessoa foi morta a tiros pelas forças de segurança.
Pelo menos 15 pessoas, incluindo os participantes do da mnifestação foram detidas.
Um vídeo amador mostra um veículo atropelando a manifestação em alta velocidade, enquanto alguns dos participantes notam a aproximação do veículo e começam a fugir. As filmagens também mostram várias pessoas atingidas pelo veículo enquanto outras gritam e tentam fugir.
Os militares reprimiram com força grandes protestos contra o golpe, mas os jovens têm realizado manifestações “flash mob” para mostrar sua resistência.
Os militares não toleram nem mesmo pequenos protestos, mas é incomum que uma repressão resulte em muitas mortes e detenções.
Um grupo local de direitos humanos diz que mais de 1.300 civis já morreram sob a repressão militar desde o golpe.
- Governador de Fukui renuncia após acusações de assédio - 26 de novembro de 2025 12:24 am
- Agência Meteorológica do Japão alerta para novos tremores em Kyushu - 25 de novembro de 2025 11:53 pm
- Malásia proibirá que menores de 16 acessem redes sociais - 25 de novembro de 2025 11:42 pm
















