Reator foi reiniciado na usina nuclear de Ikata
Um reator nuclear na usina de Ikata, no oeste do Japão, foi reativado após um intervalo de quase dois anos devido a uma série de problemas.
A Shikoku Electric Power Company inicializou o reator nº 3 na usina da Prefeitura de Ehime na noite de quinta-feira (2).
O reator foi desligado para uma inspeção regular em dezembro de 2019. No mês seguinte, os operadores retiraram, erroneamente, uma barra de controle do reator.
Em julho deste ano, veio à tona que um trabalhador encarregado de responder a emergências havia deixado seu dever sem permissão em várias ocasiões.
Esses problemas atrasaram o reinício, pois a concessionária teve que explicar suas respostas aos governos locais.
Se tudo correr como planejado, o reator provavelmente alcançará a criticidade, uma reação nuclear auto-sustentável, já na sexta-feira (3). A operadora planeja reiniciar as operações comerciais em 4 de janeiro.
Uma inspeção regular geralmente leva cerca de três meses. Como o reator ficou ocioso por muito mais tempo, a concessionária despachou pessoal extra para apoiar o processo de retomada.
O operador afirma que fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a segurança.
- Akihabara terá lixeiras inteligentes para reduzir descarte irregular - 11 de fevereiro de 2026 11:11 pm
- Ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, participará da Conferência de Segurança de Munique - 11 de fevereiro de 2026 11:07 pm
- Empresas japonesas mantêm planos de investir na China - 11 de fevereiro de 2026 10:57 pm
















