Nações islâmicas apoiarão o Afeganistão
Os países islâmicos concordaram em estabelecer um fundo internacional para dar apoio ao Afeganistão, que enfrenta uma grave crise humanitária.
A Organização de Cooperação Islâmica realizou uma reunião ministerial de emergência no domingo (19) para tratar da deterioração da situação no Afeganistão.
O órgão, de 57 membros, decidiu criar um fundo o mais rápido possível para ajudar o povo afegão a adquirir alimentos e pagar os salários dos funcionários públicos, que junto com os professores continuam sem remuneração. Sessenta por cento dos afegãos estão enfrentando a escassez de alimentos em meio à turbulência econômica.
Os membros também concordaram em discutir formas de descongelar os ativos do Afeganistão no exterior para evitar o colapso de sua economia.
O ministro interino das Relações Exteriores do Talibã, Amir Khan Muttaqi, o representante especial dos EUA para o Afeganistão, Thomas West, e o embaixador japonês no Afeganistão, Okada Takashi, participaram da reunião como observadores.
O primeiro ministro paquistanês, Imran Khan, expressou a preocupação de que a ajuda externa e os ativos afegãos no exterior tenham sido congelados desde a tomada do poder pelo Talibã em agosto. Ele disse que qualquer outro país entraria em colapso sob tais circunstâncias.
Ele advertiu que o Afeganistão se tornará a maior crise provocada pelo homem se o mundo não agir.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am