Marco Campos: a beleza da música instrumental
Marco Campos, violonista, compositor, arranjador, além de seus inúmeros concertos, compõe música para cinema, teatro e balé. Sua música, essencialmente estruturada em ritmos brasileiros, a cada ano vem conquistando reconhecimento internacional. Além da vasta trajetória no cenário musical brasileiro, iniciada no final da década de 70, Marco Campos tem carreira internacional.
Assinou a direção musical e arranjos de diversos espetáculos musicais: “Rio Canta Caymmi”, “Vinicius de Moraes por Toda a Nossa Vida” e “Bahia de Todos os Santos”. Em 2004, foi o autor da música da peça teatral “Cânticos de Amor – Poemas de Salomão”. No cinema foi autor das músicas para os filmes “PSW – Uma Crônica Subversiva” (protagonizado por Antônio Fagundes), vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior e “Histórias do Mar” (Prêmio RIOARTE Filmes – 1996).
Foi integrante de grupos da MPB na época, como o grupo Cantares e o conjunto de choro Éramos Felizes. Se apresentou em concertos e festivais nos Estados Unidos, Peru, Suíça, Cabo Verde, França, Alemanha, Inglaterra, País de Gales, Burkina Faso e Mauritânia. Compôs a música para o ballet “Waterdrops”, apresentado em Londres em 2005. Em 2006, Marco Campos lançou seu CD “SOLO”, gravado no Rio de Janeiro e em Paris.
Musicou o vídeo “Voando para o São Francisco”, produção do Instituto Acende Brasil, exibido na cerimônia de lançamento do Código de Ética Sócio-Ambiental daquele Instituto, realizada em agosto/2007, no Memorial JK, em Brasília-DF. Em 2008, musicou o vídeo comemorativo dos 20 anos de existência do CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Rio de Janeiro-RJ.
Marco Campos tem se apresentado como solista em grandes eventos, como as II e III edições da “Bienal Internacional da Música” (2002 e 2004), o “II Fórum Internacional Pan Amazônico (2003)” e o “Fórum Social Mundial / 2009”, eventos ocorridos na cidade de Belém (PA), maior cidade da região amazônica.
Gravou dois programas especiais em setembro de 2009, para a televisão brasileira (TV Cultura), “Timbres”, e o “Marco Campos –Alma Brasileira”, ambos exibidos em programação especial de fim de ano de 2009. No ano de 2012, lançou um novo CD: “Flor da Alma”, gravado em Paris, em duo com o percussionista Dadá Viana.
Em maio / 2013, apresentou sua música em turnê pela Inglaterra, acompanhado por músicos ingleses, violoncelo e percussão. Em junho / 2014, retornou ao Reino Unido para uma nova turnê (15 shows), em diversos festivais na Inglaterra e País de Gales, como, por exemplo, o “Bath Fringe Festival” e o “Aldenburgh Festival” . Assinou em 2014 a direção musical e os arranjos do espetáculo “Rita, o Musical”, produzido por F.Faria Lima.
Realizou em 2015, uma nova turnê pelo Reino Unido – pelo terceiro ano consecutivo – com shows na Inglaterra (incluindo South Park – Londres) e País de Gales. Em abril / maio de 2016, de volta à Europa, realizou shows em Paris ao lado do percussionista Felix Gibbons.
Marco Campos compôs a trilha sonora original do longa metragem “AIKEWARA – A Ressureição de Um Povo, documentário sobre a tribo indígena brasileira em 2017. O longa foi premiado em 2021 no 3º Festival do Filme Etnográfico do Pará de melhor, Prêmio Jean Rouch – melhor longa-metragem.
Em dezembro de 2017, apresentou-se em vários concertos em Ouagadougou (Burkina Faso), como convidado do festival multi-artes “Un Village Dans Une Ville”. Compôs em 2018 a música para a série televisiva “PALMARES – Coração Brasileiro, Alma Africana (PALMARES – Brazilian Heart, African Soul)”, sobre o “Quilombo dos Palmares”, núcleo da resistência negra à escravidão no Brasil durante o século XVII.
Marco Campos se apresentou em Nouakchott, na Mauritânia, artista convidado do Festival Culture Metisse” em 2019. Escreveu a trilha sonora da nova série de TV, « Transamazônica – Utopias na Selva », um documentário sobre a Rodovia Transamazônica.
Marco Campos trabalhou como sideman de grandes nomes da nossa música, como Carlos Lyra, Clementina de Jesus e a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade.
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am