Luciano Manga: ex Oficina G3 e líder do Ministério Vineyard, completa 32 anos como pastor
Luciano Azevedo Kuhn (Manga), líder do Ministério Vineyard no Rio de Janeiro, músico e ex- vocalista da banda Oficina G3, completa 32 anos como pastor. Manga, como é carinhosamente chamado, foi ordenado pastor no dia 18 de dezembro de 1989, pelo pastor Cássio Colombo, da igreja Cristo Salva. Devido a pandemia, a agenda de Manga estava parada, mas em 2022 ele retorna com as suas atividades por todo o Brasil. Conferencista internacional, marcou história e tem influenciado ao longo de décadas, milhares de músicos pelo Brasil afora.
Manga não nasceu em lar cristão, mas se converteu ainda jovem, num acampamento para jovens em 1982. Em 1984 estudou na Faculdade Teológica Batista. Frequentou inicialmente a Igreja Batista de Perdizes em São Paulo, mas devido a distância de sua residência, começou a frequentar uma igreja mais próxima de onde morava, a Cristo Salva (Tio Cássio). Foi nela que se envolveu com a música e surgiu o Oficina G3, com Juninho Afram, Walter Lopes e Tulio Régis.
Além do Brasil já esteve em vários países como conferencista e fazendo workshops. Escreveu os livros: “Meus dias no Oficina G3″, ” Vida e Música” e “Teologia na Prática” Faz parte da liderança dos Peregrinus, um movimento de formação espiritual para pastores. Casado com Cristina Kuhn, que carinhosamente chama de Pita, é pai do Kauê e Lucca (foto abaixo).
Por sua contribuição à música cristã no Brasil, foi um dos artistas retratados na obra Vida e Música, junto com outros músicos como João Alexandre, Stênio Marcius e Asaph Borba. Em 2000 iniciou um relacionamento com o Movimento Vineyard e em 2003 nasceu a igreja Vineyard do Rio de Janeiro, a qual pastoreia até os dias atuais. Hoje além de pastorear e um dos coordenadores regionais do Movimento Vineyard, no Brasil.
A ligação de Manga com a Vineyard, começou em 1995, antes das olimpíadas de Atlanta, através do amigo Beto Tavares que o convidou para evangelizar em Atlanta/USA, onde o pessoal da Vineyard estaria. Manga não pode ir, e só teve contato em novembro de 1998 com o pessoal da Vineyard de Atlanta, Cincinatti e Califórnia.
Acabou desenvolvendo um relacionamento com a Vineyard e a partir daí começou a trabalhar com um grupo em 2000. Em maio de 2003 fundou junto a outros colegas a Vineyard Rio, onde é pastor e participa da equipe da Vineyard Music. Participou das gravações dos CDs Vem esta é a hora e Entrega da Vineyard. Gravou também em 2003 os CDs Fóssil Praise pela Ágape Praise e Sol a Meia Noite pela Zekap Gospel, ambos elogiados pela crítica especializada.
Luciano Azevedo Kuhn, mas desde criança o chamam de MANGA. Esse foi um apelido que ganhou, devido a “manga” da camisa escolar, que era maior do que das outras crianças. Foi criado em São Paulo e foi lá que nasceu o desejo de servir ao Senhor Jesus o que tem feito nesses anos todo. Na maior cidade brasileira viveu momentos incríveis como vocalista do Oficina G3 e como plantador e pastor de igrejas.
O ministério inovador e revolucionário do Oficina G3, na forma de apresentar o evangelho, dotada de um ritmo contagiante e uma letra forte, induzia os ouvintes a uma profunda reflexão acerca de Cristo. Fundamentada no mais puro Rock and Roll, a banda traz uma mensagem forte do evangelho presente nas letras e assim oferecendo aos jovens e amantes do gênero, um som que agrada até hoje.
Durante a sua trajetória ministerial, Manga foi pastor da Renascer Mooca em 1996 e no final deste mesmo ano foi enviado para o Rio para plantar igrejas. Ficou à frente da Renascer Copacabana e depois da Renascer da Barra da Tijuca. Desligou-se de suas funções como bispo da Renascer em 1997 e da banda Oficina G3, para se dedicar a função pastoral. Em seu lugar entra o músico PG. No ano de 2005, Manga passou a apresentar o programa Fábrica Som, na Rede Boas Novas.
Em maio de 2010, lançou o CD Brilhe Tua Luz em Nós, gravado em Bauru (SP) ao vivo. O álbum foi lançado pela Aliança e marcou uma fase nova na Vineyard Music Brasil – sendo o primeiro CD solo do Manga. O CD foi gravado em duas sessões no Teatro Municipal de Bauru e ambas lotadas. O álbum teve participações de convidados especiais, como Fernandinho, Marcelinho Cardoso, Greta Lira e Fabiano Alves. Seja o Centro, Entrega e O Meu Amor receberam novos arranjos.
O repertório contém 12 canções no estilo Pop Rock, forte característica do Manga, algumas composições de integrantes do Ministério Vineyard no Brasil e a maioria versões de sucessos da Vineyard UK e EUA. Na faixa Que Vem do Céu, Manga e Fernandinho imprimem seu estilo impactante de louvar. Lançou em 2014, o livro “Meus dias no Oficina G3” (editora MK), cujo sucesso o autor atribuiu a divulgação de fãs na internet. Sobre o livro Manga explica:
“O meu desejo ao escrever esse livro é de compartilhar momentos que foram extremamente significativos para mim e relatar momentos que marcaram a história da música gospel no Brasil. Como um dos fundadores do Oficina G-3 relato o meu envolvimento com a banda e como Deus nos usou para comunicar o evangelho através da música e principalmente através de um estilo musical que na visão de alguns é algo que desaponta a Deus. Tento desmistificar esse preconceito, com depoimentos de pessoas que foram tocadas e transformadas pelo poder do evangelho, pois é o evangelho que transforma a vida das pessoas e simplesmente foi utilizada uma ferramenta, que se chama música, para que essa mensagem pudesse ser transmitida. Espero que esse livro ajude pessoas a serem menos preconceituosas e a viverem o que o Senhor Jesus nos ordenou, que é ‘Amar ao próximo como a nós mesmos'”. Manga diz também esperar que a próxima geração conheça o exemplo de quem “não ficou com os braços cruzados, mas que com paixão, vida e compromisso levaram a mensagem do Reino de Deus e que na verdade ainda continuam”, conta Manga.
A obra revela detalhes do período em que Manga integrou uma das mais expressivas banda de rock gospel do país como vocalista. O livro pode ser considerado um registro histórico do grupo. Manga relata nas 105 páginas a explosão da música como ferramenta de evangelização, que teve o Oficina G3 como um dos protagonistas.
“Comecei a pastorear uma igreja da Renascer em Cristo em 1995 e a banda foi junto para lá. O que muita gente não sabe é que o Oficina G3 é quem liderava os momentos de louvor aos domingos e tocava canções que eram cantadas em todas as igrejas Renascer em Cristo, conforme o CD “Renascer Praise”.
Não tocávamos as músicas da banda e nem transformávamos tudo em rock´n roll. Por ai se observa o coração de cada um dos integrantes e compromisso com a igreja local”. Oficina G3 é uma banda brasileira de Rock e Metal, com temáticas cristãs, formada na cidade de São Paulo em 1987. Fundada por Juninho Afram, Wagner García, Walter Lopes, Túlio Régis e Luciano Manga, no fim da década de 1980, o conjunto passou por vários subgêneros do rock e formações. Juninho é o membro mais antigo e o único da formação original a participar de todos os discos lançados pela banda. A banda já venceu e foi indicada, por várias vezes, em premiações como os troféus Talento, Promessas e Grammy Latino, por suas produções.
Formado em Teologia pela FTSA mas cursou também as Faculdade Teológica Batista de São Paulo e a Universidade Metodista em Rudge Ramos, no ABC paulista. Doutorando em Ministério Pastoral pelo Seminário Servo de Cristo. Tem viajado o Brasil de norte a sul como preletor, como cantor e com a equipe da Vineyard Rio. O Ministério Vineyard teve participações de vários cantores do mundo gospel em suas músicas. Confira abaixo:
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am